16/04/2016

ESCOVAS PROGRESSIVAS X ESCOVAS DISCIPLINADORAS X ALISAR E TRATAR


A grande sacada das indústrias de cosméticos capilares, nos últimos anos, foi apostar em Escovas Disciplinadoras que alisam e tratam as madeixas ao mesmo tempo, são produtos á base de óleos, aminoácidos, proteínas, carbocisteína, extratos e outros.

A popularização deste tipo de Escova Progressiva acontece de maneira muito rápida, basta que as indústrias lacem um ativo diferente, inovador e com bons resultados, para que a Escova caia nas graças dos cabeleireiros e clientela, já que a promessa é a garantia do efeito natural e um pouco á mais saúde para fibra capilar, aplicar nas madeixas e experimentar não fará mal algum, estas escovas são de curta duração, não gostou do efeito é só adotar um novo produto.

Produtos para Escova Progressiva- duração e efeitos esperados

É possível e bem mais prático para os profissionais do ramo, cabeleireiros, optarem por produtos para Escova Progressiva, versáteis, ou seja, aquele que em uma única linha oferece várias possibilidades de tratamento, desde uma hidratação até o efeito liso mais prolongado.

Para ficar por dentro do assunto, se informe quanto aos componentes, duração e efeitos das Escovas Progressivas, confira qual a ação esperada de alguns componentes de suas fórmulas.

Pro vitamina B5, copolímero VP/VA, silanetriol- estes são componentes que garantem maleabilidade, redução dos frizz e brilho extra aos cabelos, mas por um período de aproximadamente uma semana. A Pro vitamina B5 protege e também condiciona os cabelos, o copolímero VP/VA é responsável por envolver o fio em uma espécie de filme flexível, encorpando-o, proporcionando brilho e beleza aos cabelos. O silanetriol condiciona a fibra capilar. São compostos que não modificam a estrutura dos fios.

Aminoácidos, vitaminas e queratina– estes são muito utilizados nos produtos para Escova Progressiva com o intuito de reparar os danos na fibra capilar e disciplinar as madeixas. Dependendo dos cuidados, e quantidade de lavagens, no pós-tratamento o efeito da escova poderá durar até um mês. Estes também são compostos que não modificam a estrutura do fio de cabelo.

Carbocisteína, Oxeoacetamidas de Carbocisteínas- são compostos que aparecem combinados a uma cadeia de proteínas ácidas, eles alinham os fios e reduzem o volume da cabeleira por um período de até três meses. A vantagem destes tipos de produtos para escova progressiva é que estes disciplinam e alisam as madeixas sem alterar a estrutura da fibra capilar, além da grande maioria poder ser utilizada em cabelos que já foram tratados com químicas diversas.

O pH das Escovas Progressivas é outra vantagem sobre as demais técnicas e produtos para alisamento e relaxamento, eles são bem mais baixos.

Tioglicolato de Amônia, Etanolamina- o mercado também oferece Progressiva á base destes dois componentes, são químicas que conferem uma leve alteração na fibra capilar, pois estes compostos estão contidos em concentrações menores que nos relaxamentos, e geralmente combinados à queratina hidrolisada, ácidos graxos e extratos. A duração deste tipo de Progressiva é aproximadamente noventa dias.

Cabelos Crespos ou Afros poderão passar por alisamento ou relaxamento antes das escovas progressivas para que o efeito seja potencializado.

Todas as Escovas Progressivas prometem alisamento gradativo, ou seja, enquanto mais utilizadas mais alisarão as madeixas, geralmente são compatíveis com outras químicas, mas para se certificar disto, sempre faça o teste da mecha.

Estas Escovas Disciplinadoras são classificadas pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) como sendo de grau 1, ou seja, não alteram a estrutura da fibra capilar, produtos de grau 2 modificam a estrutura do fio.

A Escova Progressiva também poderá ser considerado uma Escova Disciplinadora?

As Escovas Disciplinadoras temporárias poderão ter diferentes denominações, as mais comuns são Selagem Térmica, Cauterização, Retexturização, Realinhamento, Progressiva e outras.O que elas conferem é a redução de volume e frizz, realinhamento dos fios, efeito mais liso, brilho, maciez e maleabilidade.

A diferença com relação as Escovas Disciplinadoras é que a Progressiva oferece todas estas vantagem além do efeito gradativo, progressivo, enquanto mais fizer a Escova Progressiva maior será o efeito de alisamento dos fios
Não existe perda de proteína quando se faz a Progressiva , por esta razão os cabelos não ressecam, proporcionando um resultado mais natural ao liso.

Fonte: Cabelos e Cortes