05/02/2015

CHAPINHA PARA PINTAR CABELO SEM USAR PRODUTO QUÍMICO


                                     Foto: Divulgação / Universidade do Novo México (UNM)


Pintar as madeixas pode passar a ser mais fácil do que nunca, com apenas um botão. Pelo menos é o que promete um novo produto elaborado pela Universidade do Novo México (UNM), nos Estados Unidos. Ainda em fase de desenvolvimento e sem nome, o projeto consiste na criação de uma espécie de chapinha que é capaz de reproduzir nos cabelos qualquer cor desejada, sem usar nenhum produto químico.

Em parceria com o laboratório Los Alamos, engenheiros da UNM concentram esforços em um estudo de “nano-padronização das difrações dos cabelos para fins cosméticos”. Isso consiste em usar os fios para refletir e reproduzir cores desejadas pelo usuário. As configurações escolhidas ficam “gravadas” no cabelo e podem ser removidas com o mesmo processo.

Os estudos da UNM para a criação do produto começaram em 2009.

A primeira fase de testes aconteceu com pessoas de cabelos pretos, castanhos e loiros e tiveram resultados mais eficientes em pessoas com as madeixas castanhas. O resultado da avaliação, no entanto, foi positivo. Agora, a universidade busca o investimento de grandes empresas do ramo para dar sequência às etapas da pesquisa.

De acordo com os responsáveis pelo processo, ainda não é possível prever quando o produto vai poder ser fabricado em escala industrial. Por isso, não é possível dizer quanto vai custar essa “chapinha” que promete economizar tempo e dinheiro de muitas pessoas, protegendo os cabelos do excesso de produtos químicos.

Fonte: Extra Globo