08/05/2015

TIOGLICOLATO DE AMÔNIO X ESCOVA PROGRESSIVA



Tioglicolato de Amônio é um sal de amônio do Ácido Tioglicólico.

O Tioglicolato é um Princípio Ativo indiscutivelmente versátil, pois ele tanto pode relaxar como cachear ou alisar.

O Tioglicolato de Amônio desencadeia uma quebra das ligações de Aminoácidos (baseadas em ligações de Enxofre – Pontes de Cistina) do fio de cabelo, então cabelos como antes, só crescendo.

O Tioglicolato de Amônio também é muito encontrado nas fórmulas de Escovas Definitivas, em menor concentração, até mesmo em algumas Escovas Progressivas sem formol.

Para potencializar ainda mais o resultado do alisamento a base de Tioglicolato, algumas Escovas Progressivas ainda poderão ser realizadas após o relaxamento,mas somente após a neutralização da química do relaxamento.

As Escovas Progressivas, geralmente são constituída em sua composição de Aminoácidos, Emulsões especiais de Silicone, Queratina Termoativada e 0.2% de Formol, portanto "são compatíveis" com alisantes à base de Tioglicolato de Amônio.

A aplicação do Tioglicolato de Amônio se finaliza o procedimento com um Agente Neutralizante, que como o próprio nome diz, neutraliza o efeito do alisante nos cabelos definindo o resultado final.

Lembrando que após a aplicação do Tioglicolato de Amônio , os cabelos irão adquirir um novo formato sem que se possa fazer o caminho reverso, ou seja,não será possível removê-lo.

É indispensável o Teste da Mechas antes de aplicar a química por completo nos cabelos. Além da resistência dos fios, que poderão não aguentar o relaxamento, alguns produtos para relaxamento que são considerados seguros e compatíveis não são.

ATENÇÃO

- Para o retoque de relaxamento proteja os fios, que já passaram pela química anteriormente, com algum tipo de óleo e tenha o cuidado de passar o produto somente nas áreas que deseja retocar.

- Se ocorrer algo inesperado decorrente da incompatibilidade de químicas e os cabelos começarem a emborrachar, elástico ou cair... imediatamente lave abundantemente com água e shampoo neutralizante da química, e na sequência use o condicionador para equilibrar o pH dos cabelos.

- Para se certificar qual produto foi feito anteriormente de Relaxamento dos fios, se tinha cheiro forte, provavelmente foi aplicado Tioglicolato de Amônio, pois os Hidróxidos não tem cheiros e não ardem no couro cabeludo.

- Após qualquer tipo de química ( de Relaxamentos, de Escovas Progressivas, tinturas...) aplicada nos fios é necessário uma rotina de reposição de nutrientes para manter a saúde dos fios.

- Para cabelos relaxados ao tingir, o ideal são tonalizantes que não possuem Amônia, que agem apenas na superfície dos fios.

- Se for combinar relaxamento com coloração, ou descoloração, fique atenta as compatibilidades e redobre os cuidados pois também é importante manter uma rotina de reposição de nutriente para manter a saúde dos fios.

- O Princípio Ativo Tioglicolato de Amônio é incompatível com qualquer tipo de Hidróxido ( Lítio, Sódio, Guanidina...).

- Os produtos para relaxamento que são compatíveis com colorações e mechas são os à base de Tioglicolato de Amônio e de Amônia.

Observações:

Quando falamos em compatibilidade, devemos também levar sempre em consideração o estado dos fios e o resultado do Teste de mechas, pois nem tudo na teoria na prática é uma Ciência Exata.

Resumindo: O Relaxamento a base de Tioglicolato de Amônio é compatível com a Escova Progressiva,sendo ela com Princípio Ativo de Formaldeído.

Sonia