12/05/2015

QUÍMICAS CAPILARES : HIDRÓXIDO DE SÓDIO X TIOGLICOLATO X HIDRÓXIDO DE GUANIDINA



- HIDRÓXIDO DE SÓDIO ( SODA CAÚSTICA ) :

O Hidróxido de Sódio é o mais potente de todas as químicas.

O Hidróxido de Sódio, também chamado como Soda Cáustica, é mais potente e usado para relaxamentos como em alisamentos.
A substância é mais potente porque tem pH bastante alcalino, que provoca a abertura das cutículas do cabelo e há uma penetração do produto.

É um produto mais duradouro em alisamentos do que em relaxamentos.

Depois do processo é necessário utilizar uma substância ácida (Neutralizador) para fechar as cutículas.

No momento de optar por um produto á base de Hidróxido de Sódio, para alisar os cabelos, atenção em suas concentrações, porque enquanto mais alto o pH do produto mais danos serão causados a fibra capilar, o recomendado é estar escolhendo um alisante de baixa concentração.

- TIOGLICOLATO DE AMÔNIA(O) OU OU THIOGLICOLATO, ÁCIDO TIOGLICÓLICO, SAIS DE TIOGLICOLATO, ETANOLAMINA, THIOLAMINA, ETC...

O Tioglicolato de Amônia é uma química mais usada no Brasil e com um processo diferente:

A química quebra as pontes de Dissulfeto dos Aminoácidos de Cistina, gerando uma formação dupla para cada cistina. Por meio desse processo, a Queratina sofre inchaço, tornando-se maleável para ser enrolada ou alisada.

Após a aplicação,utiliza-se um oxidante para interromper o processo da química aplicada.

O Tioglicolato pode ser encontrado em creme ou gel e possui um odor muito característico do enxofre.


ATENÇÃO

- Cabelos que não podem ser processados com Tioglicolatos: os que já foram processados com Sódio ou Guanidina. Terá que aguardar, pelo menos 6 meses, utilizando o Tioglicolato apenas a raiz e assim mesmo com Teste de Mechas.
- Colorações são compatíveis com o Tioglicolato,mas é recomendado com oxidantes cuja volumagem não seja maior que 30 Volumes.
- Clareamentos e decapagens não são recomendados, após a realização do procedimento com o Tioglicolato.
- Cabelo já colorido ou descolorido, pode ! Mas antes aplicar tratamentos Reconstrutores Pré-alisamentos e Teste de Mechas antes do processo com Tioglicolato.

- HIDRÓXIDO DE GUANIDINA:

O Hidróxido de Guanidina tem o mesmo principio que o Hidróxido de Sódio, mas é menos potente em sua reação, menos nocivas que Hidróxido de Sódio, mas chegando até a causar queimadura graves no couro cabeludo, caso seja mal utilizada.

Todas as químicas devem ser controladas nas aplicações e com regras de compatibilidades seguidas à risca, pois caso contrário pode haver quebra dos fios e até queda dos mesmas.

Existem outras substâncias no mercado que também alisam os fios como a Carbocisteína, que é um derivado de Aminoácidos ou Ácido Glioxílico. Esses tratamentos se encontram nos alisamentos como as famosas Escovas Progressivas.

OBSERVAÇÕES:

- Não basta apenas qualidade do produto, também é importante ficar atenta(o) na aplicação. Como a química é abrasivas, é extremamente importante que as químicas sejam aplicadas com profissionais de confiança e que o produto seja manipulado na sua frente para evitar possíveis alterações da fórmula.

- Para se evitar que o cabelo fique fraco e quebradiço, invista sempre em tratamentos hidratantes ( ou de Nutrição e Reconstrução)antes da aplicação, e o Teste de Mechas é mais que importante para se observar se os fios suportam o alisamento com essa ou aquela química ( química escolhida para a aplicação).

- Quem tem outro tipo de química como as da coloração ( ou outras ),deve procurar Escovas Progressivas compatíveis.

- Os Hidróxidos permitidos pela ANVISA em processos de relaxamento e alisamentos capilares são os Hidróxidos Metálicos (Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Lítio e Hidróxido de potássio e o Hidróxido de Guanidina. Esse último é formado pela mistura do Hidróxido de Cálcio e o Carbonato de Guanidina.

Hoje já encontramos no Mercado químicas menos abrasiva e compatíveis com diversas químicas nas Escovas Progressivas.

INCOMPATIBILIDADES DAS QUÍMICAS CAPILARES:

Basta classificar os produtos para alisamentos capilares em duas categorias:os "Hidróxidos" (Guanidina, Sódio, etc.) e os à base de "Tioglicolato de Amônio ou aAmônia", as duas famílias de produtos SÃO INCOMPATÍVEIS ENTRE SI.