04/05/2015

CORTE QUÍMICO



O Corte Químico é uma reação que ocorre nos cabelos que resulta na quebra dos fios, total ou parcialmente, estes se rompem em tufos, praticamente se esfarelam,em decorrência de incompatibilidade de químicas ou má utilização das mesmas.
Alguns cortes químicos são tão fortes que chegam queimar o fio de cabelo com formação até de fumaça. Pode ,inclusive, ter perda dos cabelos.

Exemplos de Procedimentos que podem levar ao Corte Químico: alisamentos, tinturas, descolorações e permanentes.

No caso de Corte Químico é indicado neutralizar imediatamente a química e equilibrar o pH dos fios.

COMO AMENIZAR UM CORTE QUÍMICO ?

- Usar apenas Shampoo sem sal ou de Ph neutro e Shampoo Anti-Resíduo... nem em pensamento.

- Lavagens nas madeixas no máximo duas vezes na semana.

- Aplicar Máscaras ou Cremes Reconstrutoras e Leave-ins à base de Proteínas (como a Queratina) para ajudar a repor o que foi perdido nos fios de cabelo.
Nas Máscaras ou Cremes Reconstrutores se pode colocar umas gotinhas de Óleos Essênciais.

Os produtos que misturam o Óleo Essencial com ou outros Produtos Inorgânicos, como Máscaras ou Cremes Capilares, também trazem benefícios, mas eles podem não ser tão eficazes quanto os óleos em sua versão pura.
As melhores opções de Óleos essenciais para o tratamento dos cabelos são os óleos: de Argan, Rosa Mosqueta, Coco, Abacate, Jojoba, Rícino, Amêndos e muitos outros...

- Aplicar a Máscara de Reestruturação e deixar agir nas madeixas por 20 minutos a 30 minutos, no mínimo uma vez por semana.

- Escovar apenas com escovas com 50% de Cerdas Sintéticas e 50% de Cerdas de Javali para ajudar a empurrar os óleos do couro cabeludo para as pontas dos cabelos sem agredi-los mais.

Lembrando:
As escovas tipo 'Raquetes' são ideais para desembaraçar os fios e as Cilíndricas são mais para modelar ou alisar os fios.


- Sempre desembaraçar o cabelo das pontas à raiz com pentes de madeira, que tem o mesmo propósito em não eletrizar os fios (ajudam a diminuir os frizz).




- Não exerçer nenhuma pressão sobre os fios, inclusive com amarrações, uso de grampos, prendedores...

- O uso de Mega Hair ou quaisquer acessórios, que poderão forçar o cabelo danificado, deverão ser suspensos.

- Evitar o máximo o uso de Secadores ou Chapinhas. Deixe o cabelo secar naturalmente.

- Aparar o cabelo mensalmente,pelo menos, alguns centímetros para retirar aos poucos o cabelo danificado.

- Se faz uso de tinta, escolha a uma cor que fique no máximo a três tons de sua cor natural para causar menos danos aos fios. Tinturas de tons mais escuros também são menos nocivas.
O ideal é nenhuma tinta, seja ela com Amônia ou não, pelo menos, até recuperar um pouco os fios.

- Fazer uso de fronha de Seda ou Cetim.
Por que?

A Seda ou Cetim ajuda a reduzir os danos capilares e reduzindo as pontas duplas, além de não reter também a umidade natural do cabelo. Também impede que os fios embolem muito durante a noite.


Observações:

Para evitar um Corte Químico é religiosamente necessário o Teste de Mechas, inclusive em cabelos naturais.
Algumas pessoas expõem seus cabelos inconscientemente a algum tipo de substância metálica, como, por exemplo, a água quente que sai de tubulações metálicas e que é usada para o enxágue diário dos fios, ou Hennas as quais seus fabricantes prometem ser naturais e ou simples tonalizantes e não são. Tudo isto também pode desencadear reações adversas da química.