29/06/2013

ALISAMENTO QUENTE ( TERMOATIVADO )



O Alisamento Quente ( Termoativado ) , o procedimento é feito alisando do cabelo com uma prancha metálica, usando produtos que dá maior lubricidade aos fios e oferece mais praticidade de aplicação através do deslizamento da prancha.

É uma Transformação que não modifica quimicamente a fibra dos fios e através de ações como lavagens, umidade, suor...as madeixas retornam a sua estrutura original. São as atuais e badaladas Escovas Progressivas que desfilam em milhares de madeixas.

Hoje no mercado, se encontra diversas Escovas Progressivas já compatíveis com todos os Tipos de Alisamentos, feitos anteriormente no cabelo como: Produtos Caústicos e Agentes Químicos Redutores

São Escovas aplicadas em todos os tipos de cabelos: Afros, Crespos,Cacheados, Ondulados...



Oferece ao cabelo um resultado liso satisfatório de 2 à 4 meses, além de selar as cutículas, diminuíndo consideravelmente o volume e hidratando os fios.

Forma de aplicação: lavagem, aplicação do produto, secagem e Prancha.

Todos esses produtos atuais devem estar Registrados na ANVISA e MS.

Sonia

TIOGLICOLATO DE AMÔNIA X ETALONAMINA X AMÔNIA


A Etalonamina é um princípio ativo derivado do Tioglicolato, logo a Etalonamina deriva da Amônia.

Não confundir jamis Amônia com Tioglicolato de Amônia.

A primeira (Amônia) é encontrada nas tintas, sendo responsável por abrir as escamas dos fios para que sejam depositados os pigmentos, dando assim uma nova cor aos cabelos.

O Tioglicolato de Amônia é outro Princípio Ativo.Ele abre as escamas do fio, rompendo os ligamentos deste fio para, para dar-lhe uma nova forma. Quem usa Etalonamina um pode usar Tioglicolato de Amônia porque são compativeis com eles mesmos.

NOMENCLATURAS:

Pode aparecer sob o nome de Ácido Tioglicólico, Sais de Tioglicolato, Tioglicolato de Amônio, Etanolamina, Monoetanolamina, Thiolamina, etc...

Seu pH é 9, é recomendado para fiosmongolóides e caucasianos. Em fiosnegóides é recomendado para o conhecido "Permanente Afro". Sua formulação permite alteração de forma seja relaxar, alisar ou cachear (permanente).

LADO CIENTÍFICO

Trata-se da transferências de elétrons, de um átomo de uma molécula para um átomo de uma molécula.

O redutor fornece os dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separam a ponte de dissulfeto em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo.

Para simplificar, Dissulfetos são dois átomos de Enxofre, que formam a base do fio.

Nos cabelos cacheados essas pontes salinas são ligadas de forma irregular.

O Tioglicolato separa essas pontes salinas para depois religa-las alinhadas.

O Neutralizante a Base de Bromato de Sódio ou Peróxido de Hidrogenio Religa 70% dos dissulfetos com a nova Estrutura (Liso ou Cacheado). Os outros 30% são religados durante as 42 Horas de Repouso dos Fios, sem lavar, molhar, Prender ou Colocar para traz das orelhas.

Os Tioglicolatos Rompem a Ponte Salina. Agem na Cistina e Transforma em Cisteína, permitindo modelagem, quer dizer que o Tioglicolato também serve para fazer Permanente.

O Tioglicolato também é compatível com coloração. A Cistina representa 36% da composição da queratina e é responsável pela resistência e forma do fio.

O Tio é o ativo que danifica menos, porém encontra grande resistência em fios grossos. 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato, é um processo demorado.

OBSERVAÇÃO

- Cabelos que foram modificados pelo uso de alisantes cáusticos não devem jamais ser submetidos a um alisamento com Tioglicolatos ou colorações a base de amônia.

- Cuidado ao fazer uso, sem testes, avaliações dos fios e conhecimento dessas químicas , pois o mínimo que pode ocorrer é cabelo miocho ou totalmente danificado.

Sonia

AGENTES QUÍMICOS REDUTORES



Dos ativos utilizados, o Ácido Tioglicólico frequentemente encontra-se presente, associado a diferentes agentes alcalinizantes como o a Amônia e a Monoetanolamina.

No alisamento, a nova forma das fibras capilares é dada pelo pentear do produto sobre os fios durante a aplicação.

A maioria dos relaxantes utiliza o Tioglicolato de Amônio ou Tioglicolato de Monoetanolamina (também chamado de Tiolamina).

A aplicação se faz da seguinte forma:

Quando os cabelos estão alisados, enxágua-se o creme e aplica-se o Neutralizante para dar forma ao penteado.

O Neutralização se faz necessária para evitar lesões posteriores às fibras capilares.

Quem usa Etalonamina um pode usar Tioglicolato de Amônia porque são compativeis com eles mesmos.

OBSERVAÇÕES:

- 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato

- Cabelos que foram modificados pelo uso de Alisantes Cáusticos não devem "jamais" ser submetidos a um alisamento com "Tioglicolato ou colorações a base de Amônia".

- Encontra grande resistência em fios grossos

- É um processo mais demorado

- Modifica a estrutura interna capilar

Sonia

PRODUTOS CAÚSTICOS



Os Produtos Caústicos são os Hidróxidos de Sódio, Lítio e Cálcio, sendo que o último é associado ao Carbonato de Guanidina no ato do uso.

Os produtos Caústicos se encontram na forma de cremes e "podem causar lesões no couro cabeludo e nos olhos", se não forem aplicados corretamente.

O que diferencia um do outro é a “força” ou "potência":

- o Hidróxido de Sódio é o mais forte de todos
- o Hidróxido de Lítio é o intermediário
- Hidróxido de Cálcio (Guanidina) é o de ação mais suave dos anteriores. Mas sódico pode ter o mesmo resultado de Relaxamento que o de Cálcio se o tempo de contato for sensivelmente reduzido.


As Guanidinas, por serem derivados amínicos, oferecem menor potencial alisante.

É comum ouvir dizer que os produtos a base de Guanidina são apenas “amaciadores” das raízes !

O produto é aplicado sobre os fios, permanece por certo tempo, e é enxaguado abundantemente para não deixar resíduo.

Para facilitar o processo, se divide o cabelo em mechas, se faz a aplicação mecha a mecha, sempre enxaguando após a aplicação.

OBSERVAÇÃO:

Só aplique Produtos Caústicos com Profissionais, pois como já alertei acima: "podem causar lesões no couro cabeludo e nos olhos"

Sonia

RÔBO QUE LAVA CABELOS

Os dois braços robóticos rastreiam a cabeça em três dimensões e em tempo real, reagindo a qualquer movimento do usuário. [Imagem: Panasonic]

Durante uma feira realializada em Tóquio, foi apresentada pela Empresa Panasonic, um rôbo que lava cabelos.

O robô lavador de cabelos foi desenvolvido para ajudar enfermeiros em hospitais e cuidadores de idosos.

A empresa partiu de entrevistas com esses profissionais de saúde, que afirmaram não conseguir atender aos pedidos dos pacientes pelo tempo que a tarefa leva.

A parte central do equipamento são dois braços, dotados de duas mãos robóticas com nada menos do que 8 dedos cada uma.

Movendo-se com precisão e sensibilidade ao contato, os 16 dedos robóticos esfregam e enxáguam os cabelos "com a destreza de dedos humanos," segundo a empresa.

Os dois braços robóticos rastreiam a cabeça em três dimensões e em tempo real, reagindo a qualquer movimento do usuário.

O computador também retém na memória o formato preciso da cabeça de cada paciente, de forma a aplicar sempre a intensidade adequada de pressão quando esfrega e massageia os cabelos. Ele também pode guardar a massagem preferida de cada um.

Que glamour tecnológico !

Muto chique !

Eu já imagino para uma outras utilidades também ! E você ?

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

26/06/2013

PRINCÍPIO ATIVO NAS MADEIXAS COM FORMOL



Cabelo com o Ativo Formol pode depois aplicar todos os tipos de químicas.

Não só todas as químicas como em todos os tipos de cabelos: Afros, Cacheados, Crespos,Ondulados...

O cabelo estando poroso, nada saudável,devido químicas anteriores, é indicado primeiramente fazer uma Reconstrução Capilar, e também pode proteger as pontas com um protetor de fibras. Mas nunca esquecer do Teste de Mechas, antes do procedimento.

Observação:

Geralmente indico para todos os tipos de químicas nos fios,até mesmo de tinturas,descolorações...uma Reconstrução Capilar,  antes. Estando poroso, então...para lá de necessário.

Se estiver danificado, tipo miocho...nem pensar em outra química, antes de sua recuperação e Vitamina T (Tesoura) pelo menos nas pontas !

Então, concluímos que o Ativo Formol é compatível com todas as químicas e vice-versa !

Sonia

22/06/2013

CABELO SUJO PARA APROVEITAR A CHAPINHA NÃO VALE

Imagem retirada do Facebook
Ficar com o cabelo sujo para aproveitar a Chapinha ?

Quem nunca viveu essa realidade ?

Muitas pessoas, com certeza, já passaram por isso para garantir o liso ou um cabelo mais comportadinho.

Quando se fala em Escova Progressiva , para muitos, já se vem a idéia que ela tem apenas um objetivo: alisar as madeixas

Pura falta de informação ou de atualização com as novidades do Mercado Capilar !

Por que ?

Por que uma Escova Progressiva tem o poder não só de alisar o cabelo como de :

- diminuir  volume
- selar as cutículas dos fios, hidratando-os ao mesmo tempo
- definir cachos
- retirar frizz
- domar madeixas mais rebeldes
- dar mais balanço aos fios, soltando-os
- Alisar ou diminuir o volume apenas da raiz
- etc...

Todos os resultados e objetivos que se quer alcançar, vai depender do produto que estiver em mãos e da técnica usada na aplicação. E jamais esquecer que cabelo cresce e o tempo do retoque depende desse crescimento.

Quando o cabelo cresce , o interessante é aplicar na raiz, trabalhar toda a técnica apenas na raiz e finalizar enluvando o restante do cabelo.

Qualquer cabelo pode deixar de ser escravo de chapinha !!! E cabelo sujo para aproveitar a chapinha, não vale ! Melhor um lindo coque ou um penteado preso do que um cabelo sujo !

Sonia

19/06/2013

SELANTE CAPILAR X VANTAGENS NOS FIOS




As vantagens da Máscara Selante , se resume em:

- sem contraindicações, em termos de químicas já aplicadas anteriormente nos fios e tipos de cabelos
( Afros, Ondulados, Crespos, cacheados...)

- sem Formol, Glutaral ou derivados da químicas para Relaxamentos

- para alisar o cabelo

- para apenas soltar os cachos e defini-los

- para deixar o cabelo com a raiz lisa e as pontas onduladas ou cacheadas


- para retirar volume e frizz

- Contém em sua composição a porcentagem exata de Óleo de Argan para uma hidratação profunda dos fios,sem deixá-los oleosos.


- Selagem Termoativada dos fios

- Lavada no mesmo dia da aplicação

Os resultados citados acima, oferece aos fios um resultado sem volume, sem frizz, com balanço e movimento natural .

A duração é de 2 a 3 meses, dependendo do tratamento pós ou crescimento do cabelo.

Passo a Passo:


- Lavar com Xampu especial de pH baixo ( Passo 1 )
- Retiramos o excesso de umidade
- Aplicar o Redutor ( Passo 2 ) em toda a extensão do cabelo, massageando-o suavemente da raiz as pontas
- Aguardar de 20 a 30 minutos
- Secar 100% todo o cabelo
- Pranchar
- Enxáguar abundantemente, passar um Creme ou Máscara de Hidratação, enxáguar novamente e secar da forma que desejar.

Obs: Esse tipo de Escova tem desfilado em milhares de cabelos por dar uma vasta opção de modelagens dos fios ( Liso, raiz lisa e o restante do comprimento dos fios, da forma que desejar, definição dos cachos)

Sonia



15/06/2013

ESCOVA JAPONESA = REALINHAMENTO JAPONÊS



SEM FUMAÇA !

O Realinhamento Japonês também conhecida como Escova Coreana ou Japonesa, tem uma nova formulação que oferece aos fios um resultado mais natural, sem volume, sem frizz, hidratadíssimo, com brilho e um look natural.

Em sua composição temos ,entre outros emolientes, a Argania Spinosa que é o Óleo de Argania Spinosa com alta potência de hidratação, Rico em Ômega 6 e 9 ( conhecidos como àcidos Graxos Essenciais e Vitamina A (que já sabemos que é uma Vitamina com poder antioxidante) .


As grandes vantagens dela, devido essa formulação mais elaborada...

- compatível com todas as químicas

- compatível com todos os tipos de cabelos

- compatível com tinturas, descolorações, relaxamentos

- ajuda no fortalecimento dos fios, hidratando-os profundamente

- transforma os fios de uma forma mais suave, deixando-os lisos com um look natural e com balanço.

- excelente duração nos fios

Observação:

Os emolientes são formulações combinadas de óleos naturais e água, muito utilizadas na composição de cosméticos, pois ajudam na hidratação e restauração da oleosidade perdida.

Sonia

MAGIC MECHES...COMO PREPARAR O DESCOLORANTE

LOOKCHIQUESIM



Prepare o Descolorante, de sua preferência, e aplique a nova  técnica Magic Meches Economic !

Pode ser usado com os instrumentos MAGIC MECHES diversas colorações em Gel, pó, creme, descolorantes principalmente...criando uma composição homogênea para micro-mechas, traços leves, mechas escuras ou claras, Balayagem, Luzes...e muita criatividade !!!

Pode ser aplicado também em perucas, apliques e extensões de cabelos humanos.

Veja o Vídeo,abaixo: