29/06/2013

TIOGLICOLATO DE AMÔNIA X ETALONAMINA X AMÔNIA


A Etalonamina é um princípio ativo derivado do Tioglicolato, logo a Etalonamina deriva da Amônia.

Não confundir jamis Amônia com Tioglicolato de Amônia.

A primeira (Amônia) é encontrada nas tintas, sendo responsável por abrir as escamas dos fios para que sejam depositados os pigmentos, dando assim uma nova cor aos cabelos.

O Tioglicolato de Amônia é outro Princípio Ativo.Ele abre as escamas do fio, rompendo os ligamentos deste fio para, para dar-lhe uma nova forma. Quem usa Etalonamina um pode usar Tioglicolato de Amônia porque são compativeis com eles mesmos.

NOMENCLATURAS:

Pode aparecer sob o nome de Ácido Tioglicólico, Sais de Tioglicolato, Tioglicolato de Amônio, Etanolamina, Monoetanolamina, Thiolamina, etc...

Seu pH é 9, é recomendado para fiosmongolóides e caucasianos. Em fiosnegóides é recomendado para o conhecido "Permanente Afro". Sua formulação permite alteração de forma seja relaxar, alisar ou cachear (permanente).

LADO CIENTÍFICO

Trata-se da transferências de elétrons, de um átomo de uma molécula para um átomo de uma molécula.

O redutor fornece os dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separam a ponte de dissulfeto em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo.

Para simplificar, Dissulfetos são dois átomos de Enxofre, que formam a base do fio.

Nos cabelos cacheados essas pontes salinas são ligadas de forma irregular.

O Tioglicolato separa essas pontes salinas para depois religa-las alinhadas.

O Neutralizante a Base de Bromato de Sódio ou Peróxido de Hidrogenio Religa 70% dos dissulfetos com a nova Estrutura (Liso ou Cacheado). Os outros 30% são religados durante as 42 Horas de Repouso dos Fios, sem lavar, molhar, Prender ou Colocar para traz das orelhas.

Os Tioglicolatos Rompem a Ponte Salina. Agem na Cistina e Transforma em Cisteína, permitindo modelagem, quer dizer que o Tioglicolato também serve para fazer Permanente.

O Tioglicolato também é compatível com coloração. A Cistina representa 36% da composição da queratina e é responsável pela resistência e forma do fio.

O Tio é o ativo que danifica menos, porém encontra grande resistência em fios grossos. 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato, é um processo demorado.

OBSERVAÇÃO

- Cabelos que foram modificados pelo uso de alisantes cáusticos não devem jamais ser submetidos a um alisamento com Tioglicolatos ou colorações a base de amônia.

- Cuidado ao fazer uso, sem testes, avaliações dos fios e conhecimento dessas químicas , pois o mínimo que pode ocorrer é cabelo miocho ou totalmente danificado.

Sonia