14/10/2012

CABELO X CLORO X ÁGUA MINERAL



CLORO ?

O Cloro ( grego khlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atômica 35,45 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gás extremamente tóxico e de odor irritante, foi descoberto em 1774 pelo alemão-sueco Karl Wilhelm Scheele.

O cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante , branqueador e desinfetante.
É gasoso e muito tóxico (neurotóxico) , foi usado como gás de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.
Este halogênio forma numerosos sais, obtidos a partir de cloretos por processos de oxidação, geralmente mediante a eletrólise. Combina-se facilmente com a maior parte dos elementos. É ligeiramente solúvel em água (uns 6,5 g de cloro por litro de água a 25 °C) formando, em parte, o ácido hipocloroso, HClO.
Na maioria dos numerosos compostos que forma apresenta estado de oxidação -1. Também pode apresentar os estados de oxidação +1, +3, +5 e +7.

Fonte: Wikipédia

ÁGUA MINERAL ?

O Brasil sempre teve grande cuidado com a qualidade de suas águas minerais, que estão entre as melhores do mundo. Pelo Código Brasileiro de Águas Minerais, de 1.945, “Águas Minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou artificialmente captadas, que possuem composição físico-química definidas e constantes com propriedades distintas das águas comuns, com características que lhe confiram uma ação medicamentosa.

A ÁGUA DO CHUVEIRO OU TORNEIRAS NOS CABELOS..

- A água das torneiras são muito alcalinas, devido a enorme quantidade de cloro, o Ph gira em torno de 8 a 8,5%.

OBSERVAÇÃO:

A água da torneira varia de Região para Região.
Os municípios adicionam substâncias químicas como o Cloro e Amoníacos.

- A água abre as cutículas capilares, permitindo assim a penetração do cloro, deixando os fios ressecados, sem brilho e mais propensos a quedas.

- O cloro tira os óleos naturais de proteção dos cabelos e da pele, e cria revestimento de secagem e envelhecimento.

Enfim, no cabelo... o efeito da água que usamos debaixo do chuveiro, das torneiras... é nocivo.

Sempre seria indicado, "de pelo menos", em qualquer procedimento nos cabelos, como um alisamento, encacheamento, todos os tipos de tratamentos ( Hidratação, Selagem, Queratinização, Cauterização e outros...) enxágues com Água Mineral para retirar o cloro que contém na água da torneira, do chuveiro ou do lavatório dos Salões.

Como já sabemos... que a água abre as cutículas dos fios, qualquer procedimento com uma água mais saudável, sem cloro, com um pH mais balanceado e não ALCALINA... só pode dar melhores resultados e benefícios aos fios.

DICA BÁSICA DE EXPERIMENTO :

Experimente lavar o cabelo com Água Mineral par ver o resultado ou pelo menos, usar para o enxágue final.

TESTE DA ÁGUA PARA AS MADEIXAS :

Uma água que contenha muitos minerais, vai ser chamada de água dura, e essa água não é boa para o cabelo.

Para saber se a água que você tem disponível na torneira é dura, faça um teste*: coloque água da torneira em um copo junto com um pouco de detergente ou o shampoo e mexa. Faça a mesma coisa com água mineral** (engarrafada) e compare os resultados. Se a água da torneira tiver menos espuma, ela é dura.

*Use as mesmas quantidades de água e detergente ou shampoo.
** A água mineral (engarrafada) também pode ser dura. Para saber, é só olhar no rótulo a composição química da mesma. Quanto mais bicarbonato e cálcio, mais dura – compare as marcas. Normalmente quando o pH é maior que 7,0 indica que a água é dura.

CURIOSIDADE:

Diz a Mitologia, que Poseidon, Deus do Mar, num ataque de fúria, secou todas as fontes de água da Grécia. Porém, encantado com a formosura de uma jovem sedenta que lhe pedia ajuda, ele mesmo, tocando seu tridente sobre uma rocha, fez nascer dalí uma tripla fonte de água cristalina. Isso ajuda a explicar a importância da água mineral para todas as civilizações desde a antiguidade.
Embora rica em fontes hidrominerais, a região denominada pelos índios, no século XVI, de Bateias, ficou famosa primeiro pelas jazidas de ouro, e por esta razão o lugarejo ficou conhecido por Ouro Fino.