22/07/2012

MATIZAR CABELOS



Matizar cabelos significa neutralizar, acrescentar, ou intensificar alguma cor, nos cabelos loiros, descoloridos ou com luzes, utilizando de um recurso mais suave para aplicação da nuance.

Começaremos com o primeiro caso para matizar cabelos, neutralização de cores. Utilizamos esse processo, de neutralização, para retirarmos alguma cor indesejada dos cabelos, nesse caso em especial das luzes. Um exemplo muito clássico de matização para neutralizar nuance é a que se faz na finalização das luzes.

Quando o cabelo é descolorido, seja com touca ou no papel laminado, e o resultado final do clareamento é uma cor muito indesejada entre a mulherada, loiro alaranjado ou amarelo alaranjado (acontece porque quando se descolore cabelos pretos e tingidos com nuances escuras o fundo de clareamento é esse), o ideal é matizar os cabelos para neutralizar esses tons e tentar obter loiros mais bonitos.

PASSO A PASSO

Para fazer a nuance para matizar os cabelos, que neste caso específico deverá ser alguma de reflexo acinzentado, para neutralizar a cor alaranjada, você vai precisar da tintura, para luzes mais discretas e escuras utiliza-se 8.1, dependendo do tom de alaranjado 8.11, ou 10.1 para luzes em tons mais claros, mais emulsão reveladora 10 volumes (agua oxigenada ou ox).
Faça a mistura na proporção indicada pelo fabricante da tinta e aplique nos cabelos recém enxaguados do descolorante, ali mesmo no lavatório, sem tempo de pausa ou no máximo uns 3 minutinhos, e pronto, já não existe mais a cor laranja nas luzes.

No outro caso, para matizar cabelos, que é para intensificar ou acrescentar alguma nuance nos loiros, proceda da mesma forma, faça a mistura da tintura, da cor desejada, mais o ox 10 volumes e aplique nos cabelos loiros ou recém descoloridos.

Muito utilizado para matizar cabelos loiros no tom que a cliente gosta, por exemplo, existem pessoas que gostam das luzes douradas, assim sendo, preparar uma tintura com nuance que contenha o reflexo dourado (x.3), utilizo 8.3 para luzes mais escuras e discretas, e 10.3 para as mais claras, o mesmo ocorre para quem gostaria de luzes em outros tons, prateadas, etc.

É válido ressaltar que para matizar cabelos recém descoloridos utiliza-se oxidante de 10 volumes, porque os cabelos ainda estão com as escamas abertas e portando facilita a ação do produto, mas para tons avermelhados (se preferir as luzes acaju por exemplo) a matização deverá ser feita com ox 20 volumes.

Outra dica legal é matizar novamente as luzes antigas, pois com o passar do tempo tendem a ficar com aspecto alaranjado, tomando sempre o cuidado para acertar no tom para neutralização, alaranjado é uma coisa amarelão é outra, reflexo cinza para cabelos amarelos irá deixa-los verdes.

Na dúvida peça ajuda a um profissional ou de uma olhadinha na estrela de colorimetria para entender. Também oferecemos o curso Pro Hair, ideal para você que deseja aprender os conceitos e técnicas corretas.

Fonte: cabelos & Cortes