22/02/2012

CABELO AZUL ? POR QUE NÃO ?


Alô, Chics! A foto da menina de cabelos azuis não chamou tanto a atenção por ter sido publicada pelos jornais nestes dias que antecederam ao Carnaval, dias estes em que já nos acostumamos às maiores bizarrices visuais. No entanto, a notícia que a foto ilustrava era de deixar a gente pasma: por ter aparecido um dia com seus cabelos tintos de azul, a garota Isabella Diamantino, de 16 anos, foi impedida de entrar na escola em que estudava, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba, Minas Gerais.

Minha pergunta é a seguinte: Por que? Por que cargas d'água uma garota que pinta seus cabelos, com o único intuito de chamar um pouco a atenção, tem que ser punida de uma forma tão radical e violenta?

Que eu saiba ela não fez nada ilegal, indecente ou agressivo. Pode, no máximo, ter provocado alguns risos e mais olhares do que os de costume - o que, certamente, estava totalmente dentro dos seus planos e de seu controle.

Um colégio que se pretende educador e que expulsa uma menina de 16 anos apenas por tentar se destacar da multidão demonstra um comportamento convencional, reacionário e totalmente em desacordo com a mais básica pedagogia. Ganha muito a Isabella em ir para outra escola - e eu se fosse mãe de algum aluno colega dela consideraria imediatamente a possibilidade de tirá-lo de lá também.

Glória Kalil
Fonte e Imagem : Glória Kalil (CHIC)



Opinião particular : PRECONCEITO
Sonia