15/12/2011

VAI TINGIR O CABELO EM CASA ? SIGA OS CONSELHOS !


Vai tingir em casa?

Siga os conselhos abaixo:

1- Por que o meu cabelo nunca fica igual ao cabelo da modelo da caixinha?

Comprar a tintura pela foto é o erro mais comum cometido pelas aspirantes a coloristas. O seu cabelo dificilmente ficará da mesma cor apresentada na embalagem do produto. Na grande maioria dos casos, o resultado da coloração funciona da seguinte forma: sua cor natural ou de fundo + cor da tinta que escolheu = cor final depois da coloração. Para não ter surpresas, faça um teste. Escolha uma cor e aplique só em uma mechinha bem escondida. Lave, seque e confira o resultado. Gostou? Então pode comprar outro produto igualzinho e aplicar no cabelo todo. Você vai gastar um pouco mais, contudo será poupada de surpresas desagradáveis.

2- Qual é a diferença entre tonalizante e tintura?

O tonalizante é mais suave do que a tintura. Geralmente, a fórmula não leva amônia, por isso é indicado para pessoas que têm muita sensibilidade aos agentes químicos. Mas, exatamente por ser mais fraco, ele dura menos – cerca de 20 lavagens. O tonalizante não é eficiente para cabelos muito brancos e nem clareia os fios. A tintura, por outro lado, é potente, porém mais agressiva também. Tenho cabelo escuro e quero clarear um pouco.

3- Devo usar tintura ou tonalizante?

Use tintura. O tonalizante não clareia os fios, e, se aplicado em tom muito claro, pode manchar o cabelo todo. Para quem deseja ficar loira, a recomendação é procurar um profissional. O clareamento ombré é uma opção sutil e elegante para suavizar a cor e ganhar luminosidade.

4- Posso usar tonalizante para cobrir os fios brancos?

Pode, mas não é a escolha ideal. Se você tiver mais do que 50% dos cabelos brancos, o tonalizante será ineficiente. Outro problema provável é o cabelo escurecer parcialmente e ficar amarelado.

5- Por que é melhor tingir o cabelo com ele sujo?

A raiz um pouco mais oleosa protege o couro cabeludo. Além disso, a divisão das mechas é facilitada. Mas não é necessário estar com o cabelo sujo, apenas um pouco mais “pesado” que o natural.

6- Como é a aplicação correta da tintura?

Divida e prenda o cabelo em quatro partes para facilitar o trabalho. Aplique a cor nas raízes, separando os cabelos em mechas finas. Em seguida, puxe a coloração para as pontas com a ajuda do bico do aplicador ou com um pente fino.

7- Qual é o jeito certo de retocar a raiz?

Comece pela região onde há mais cabelos brancos, geralmente nas têmporas. Só puxe o produto para as pontas se a cor do comprimento estiver feia ou saturada. A aplicação de tinta em todo o cabelo deve ser feita, no máximo, três vezes ao ano.

8- Como proteger a pele antes de aplicar a tintura?

Procure em farmácias por sílica protetora. Na falta, use creme de barbear.

9- Como clarear o cabelo tingido de escuro?

“Apagar” a coloração escura não é fácil. O procedimento necessário é o de decapagem, uma prática complexa que envolve água oxigenada, pó descolorante e pigmentos na medida.

Quer um conselho?
Procure um colorista profissional para isso.

10- Estou com o cabelo claro, mas quero voltar a ser morena.  Como eu faço?

Esse caso é bem mais simples , pois o cabelo claro “pega” a cor desejada com bastante facilidade.
Se o cabelo estiver muito claro, use tonalizante um tom acima do resultado final desejado. Mas fique esperta: muitas mulheres se arrependem de escurecer muito, então a dica é ir com calma, escurecendo aos poucos, até chegar ao tom ideal.

Cabelos porosos não darão um bom resultado, é preciso fazer muita hidratação e reconstrução antes de escurecê-los.

11- Como sei a quantidade de produto que devo aplicar?

Os fios devem estar completamente envoltos pela química. Mas a quantidade exata você só vai descobrir aplicando. Geralmente, em cabelos curtos e médios uma caixinha é suficiente. Para os mais longos e volumosos, duas ou três.

12- Posso usar uma touca durante o tempo de ação da tintura?

Não, o produto precisa de oxigênio para agir. Fios abafados podem manchar. Há dezenas de colorações no mercado.


13- Como escolher um bom produto?

Procure por produtos que tenham uma história de qualidade e compromisso com resultados. Escolha quem está no mercado há muito tempo e desconfie das propostas miraculosas e promoções.

Considere também que, na maioria dos casos, a qualidade está associada ao preço. Confira o prazo de validade e opte por tonalizantes ou tinturas que ofereçam algum tipo de proteção ou tratamento.

14- Fiz coloração no salão, mas a cor está desbotando. Posso dar uma tonalizada em casa?

Pode sim, o cabelo vai ganhar brilho – mas tenha cuidado na hora de escolher a cor.

Fonte: Delas Beleza