09/09/2011

PRODUTOS QUE PROMETEM ACELERAR O CRESCIMENTO DOS CABELOS : CUIDADO


Não é o que parece !

Você viu o anúncio daquele produto que promete acelerar o crescimento do cabelo e está prestes a ceder à tentação e comprá-lo. Afinal, quanto antes você transformar o sonho de ser praticamente uma Rapunzel em realidade, melhor. Cuidado!

O mais provável – e até certeiro – é que a empolgação inicial se transforme em decepção.

Sem contar o prejuízo no bolso. Isso porque a dermatologista Denise Steiner garante: “Em uma situação normal não se consegue estimular ou mudar o crescimento do cabelo”. Confira a entrevista completa.

Pode-se acelerar o crescimento dos fios?

Não há possibilidade de acelerar o crescimento, pois ele é determinado pela genética. Quando algo está errado, como hipotiroidismo ou anemia, o cabelo não cresce adequadamente. Nesse caso poderíamos corrigir o problema e ele crescerá. Porém, não há ativos para acelerar o crescimento, mas sim para tratar a alopecia que é o afiamento dos fios. O minoxidil é um ativo que estimula as diversas células no folículo sendo utilizado para a alopecia androgenética.

Como esse ativo age no cabelo?

O seu mecanismo de ação ainda não está totalmente explicado. Também está em estudo o bimotoprost que é uma droga similar a prostaglandina (hormônio) e que em estudos demonstrou o alongamento e engrossamento dos cílios.

Onde eles podem ser encontrados?

Os fatores de crescimento que são substâncias variadas produzidas por plantas, animais e o ser humano começam a ser estudados para promover o crescimento do cabelo.

Pode-se dizer, então, que os produtos que prometem acelerar o crescimento não são confiáveis?

Os fatores de crescimento são hormônios ou citoquinas que participam das reações inflamatórias do organismo. Eles podem ser isolados e utilizados com a função especifica de crescimento do folículo. Ainda não há estudos científicos que comprovem sua eficácia.

Qual o segredo, então, para o cabelo crescer forte e saudável?

Basicamente para o cabelo crescer bonito e saudável a pessoa também precisa estar saudável. Se a pessoa não está com problemas de saúde, normalmente o cabelo cresce de maneira adequada. A genética é que determina se o cabelo será grosso, fino liso ou enrolado e também está ligada com o brilho e aparência do cabelo.
Os aspectos nutricionais, principalmente relacionados à proteína e ferro são muito importantes, portanto pessoas que fazem regime ou que não comem carne vermelha e também aquelas que tenham alteração de tiróide ou anemia ou mesmo um problema relacionado a uma doença interna, podem ter dificuldade no crescimento do cabelo. Mas de uma maneira geral, uma pessoa saudável tem o crescimento normal do cabelo.

Fonte: http://especialcabelos.terra.com.br