07/09/2011

A QUIMIOTERAPIA PROVOCA A QUEDA DOS CABELOS POR QUÊ ?


Por que a quimioterapia provoca a queda dos cabelos?

A queda dos cabelos é uma reação do corpo aos efeitos dos medicamentos fortes usados na quimioterapia.

Infelizmente, apenas uma minoria dos pacientes consegue passar pela quimioterapia sem a queda dos pelos.

O que muitas pessoas não sabem é que não só os cabelos caem, mas todos os fios do corpo, inclusive das sobrancelhas e das partes íntimas.

Vamos entender o que acontece.

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor.

O princípio dos remédios que são usados na quimioterapia é atacar as células do corpo que se proliferam rapidamente, como as cancerosas. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, no entanto, não é um medicamento seletivo, ou seja, não tem “preferência” por uma célula ou outra, por isso ataca tanto as que estão “doentes” quanto às outras que se proliferam com rapidez.

As drogas quimioterápicas trabalham principalmente prejudicando a mitose celular, efetivamente, e por isso afetam as células de crescimento rápido.

Sabemos que nossa pele sofre uma renovação diária (com processos de mitose contínuos) e as células dos cabelos, que são anexos dérmicos, se multiplicam rapidamente – afinal, eles crescem diariamente. Por isso elas também são atacadas pela quimioterapia, o que causa a queda dos pêlos.

A queda de cabelo acontece da mesma maneira para homens e mulheres.

Em geral, os fios começam a cair depois de dez a 15 dias depois de o paciente ter recebido a primeira dose de quimioterapia e em média leva apenas 20 dias para que o paciente fique careca.

É sempre um consolo para os pacientes pensar que depois do final do tratamento o cabelo volta a crescer normalmente. Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam os fios não nascem diferenciados. O paciente continua tendo o mesmo tipo de cabelo.

Com a quimioterapia, os cabelos começam a cair de 15 a 20 dias após o início do tratamento!

Fonte: http://diariodebiologia.com/2011/03/por-que-o-cabelo-cai-com-a-quimioterapia/