01/06/2011

HENÊ:ELE É MESMO O VILÃO QUE FALAM ?


Um dos cosméticos para cabelos que mais gera dúvidas entre profissionais e consumidoras é o henê.

Usado para alisar e tingir os cabelos ao mesmo tempo, ele provoca discussões calorosas.

Alguns o defendem, outros o acusam de destruir os fios.

Famoso por sua incompatibilidade com outros procedimentos químicos, o henê é, basicamente, um produto de uso doméstico, mas tem interferência direta na rotina dos profissionais cabeleireiros.

O portal Cabeleireiros.com conversou com Bruno Fernandes, técnico da V.I.S., do Grupo Ikesaki, sobre o assunto. Confira!

Portal Cabeleireiros.com:

O henê pode ser considerado uma tintura ou um alisante?
Quais são as particularidades dele?

Bruno Fernandes: O henê de encaixa no grupo dos produtos que alisam e tingem o cabelo ao mesmo tempo. Seu efeito é progressivo. Diferente das demais bases químicas, o henê não faz uma transformação de estrutura interna do fio. Ele cria uma capa química cumulativa, que após quatro ou mais aplicações confere ao fio alisamento, uma tonalidade escura e um brilho momentâneo.

Portal: Qualquer pessoa pode utilizá-lo?

Bruno: O henê é recomendável para pessoas com fios naturais ou coloridos, que não utilizem medicações fortes como antidepressivos ou antibióticos. Crianças e gestantes não devem fazer uso bem como clientes com fios muito danificados por outros processos químicos.

Portal: Quem utiliza o henê pode se submeter a outros procedimentos químicos, como colorações, escovas progressivas etc?
Muitas pessoas sofrem reações adversas e chegam a apresentar queda acentuada de cabelos. Por que isso acontece?

Bruno: O henê é um agente químico formulado à base de pirogalol, um fenol derivado de benzeno. Essa composição o torna incompatível com qualquer outra base química alisante ou componentes das colorações existentes no mercado, sendo necessário cortar toda a parte alisada com ele, e realizar mudanças somente nos cabelos virgens crescidos. Caso a cliente aplique outro agente sobre os fios e o couro cabeludo processados com henê, poderá sofrer com quebra e queda de fios devido à incompatibilidade química existente entre eles.

Portal: Qual a eficácia do alisamento feito pelo henê? Algumas pessoas dizem que o alisamento é progressivo, sendo necessárias várias aplicações até o resultado esperado. Ele é capaz de alisar cabelos muito cacheados?

Bruno: O henê tem resultado aparente após 4 aplicações, onde acontece a pigmentação escura dos fios e uma leve redução de volume. Entre 6 e 10 aplicações a redução de volume é significativa, e a partir de 15 aplicações se nota os fios completamente lisos. Os resultados podem variar de acordo com a textura do cabelo.

Portal: Todo henê, necessariamente, colore os cabelos de preto?

Bruno: Não necessariamente. Com a evolução da indústria cosmética, o mercado já oferece henês com tonalidades castanhas e avermelhadas.

Dica do Bruno: a pessoa que for fazer uso do henê, deve estar consciente de suas características e das consequências para uma eventual mudança.

Fonte: cabelereiros.com