13/06/2011

ALISAMENTOS CAÚSTICOS SÃO INIMIGOS DE ALISAMENTOS COM TIOGLICOLATO E COLORAÇÕES A BASE DE AMÔNIA


Os cabelos que foram modificados pelo uso de alisantes cáusticos não devem jamais ser submetidos a um alisamento com Tioglicolato ou Colorações a base de amônia.

PRODUTOS CÁUSTICOS

Aqui estão os Hidróxidos de sódio, Lítio e Cálcio, sendo que o último é associado ao carbonato de Guanidina no momento do uso.


São produtos na forma de creme que podem causar lesões no couro cabeludo e nos olhos se não forem aplicados corretamente.


O que diferencia um do outro é a “força”: o Hidróxido de Sódio é o mais forte, o Hidróxido de Lítio é o intermediário e o hidróxido de cálcio (guanidina) é o de ação mais suave. Mas sódico pode ter o mesmo resultado de relaxamento que o de cálcio se o tempo de contato for sensivelmente reduzido.



As Guanidinas, por serem derivados amínicos, oferecem menor potencial alisante, portanto é comum ouvir dizer que os produtos a base de Guanidina são apenas “amaciadores” das raízes.


O produto é aplicado sobre os fios, permanece por certo tempo e é enxaguado abundantemente para não deixar resíduo.
Para facilitar o processo, se divide os cabelos em grandes mechas e se faz a aplicação mecha a mecha, sempre enxaguando após a aplicação.
Para a própria segurança, o indicado é que a consumidora dê preferência à aplicação com um profissional competente ou, no mínimo, com a ajuda de alguém, mas jamais fazer isso sozinha.


AGENTES QUÍMICOS REDUTORES
Os produtos para alisamento dos cabelos desta classe contém um agente químico redutor da queratina como relaxante que efetua o amaciamento e alisamento das fibras. Dos ativos utilizados, o Ácido Tioglicólico frequentemente encontra-se presente, associado a diferentes agentes alcalinizantes como o a Amônia e a monoetanolamina.


No alisamento a nova forma das fibras capilares é dada pelo pentear do produto sobre os fios durante a aplicação.
A maioria dos relaxantes utiliza o Tioglicolato de Amônio ouTtioglicolato de monoetanolamina (também chamado de Tiolamina).


RELEMBRANDO...
Os cabelos que foram modificados pelo uso de alisantes cáusticos não devem jamais ser submetidos a um alisamento com tioglicolato ou colorações a base de amônia.

Mais informações: lookchique@gmail.com