19/04/11

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O SEU CABELO


Definição de Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas, extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes voláteis das folhas (alecrim), flores (camomila), cascas de frutas (limão), madeiras (cedro), raízes, etc.

Outro método empregado é o de prensa manual, especialmente para frutas cítricas como: limão, laranja, "grapefruit", bergamota e tangerina, indicados principalmente para uso oral. "Enfleurage" é o método utilizado para a obtenção de finas fragrâncias como rosa, jasmim, gardênia, flor de laranjeira, angélica e outras, sob a forma de óleos absolutos muito concentrados.

A quantidade de plantas versus quantidade de essência produzida é muito grande, podendo ser necessário mais de 1000 kg de pétalas de rosas para produzir 1 litro de óleo. As essências podem ser incolores ou coloridas, são solúveis apenas em álcool, éter e óleos vegetais, podem manchar tecidos e são inflamáveis.

OBSERVAÇÃO: Os óleos Essênciais são cada vez mais atualmente utilizados na indústria de medicamentos, cosméticos e perfumaria.

Todo mundo sabe que os óleos essenciais são ótimos para tratar os fios e o couro cabeludo, mas nem todo mundo sabe qual óleo é o mais indicado para qual tratamento.

Confira a seguir um guia que vai esclarecer qual é a melhor pedida para o seu problema.

Se o seu cabelo está...

Seco ou áspero: use óleo essencial de sândalo, lavanda ou gerânio;

Danificado por conta de muita química: use óleo essencial de sândalo, lavanda, gerânio ou ólibano (franquincenso);

Loiro: use óleo essencial de limão, gerânio ou camomila;

Grisalho: use óleo essencial de sálvia, rosa, lavanda ou gerânio;

Com muita queda: use óleo essencial de alecrim, lavanda ou junípero (tamargueira);

Com caspa: use óleo essencial de alecrim, eucalipto, tea tree (melaleuca) ou cedro.

Mais informações: lookchique@gmail.com