11/12/2010

SHAMPOOS LEVAM FORMOL NA COMPOSIÇÃO

Muitos Shampoos levam Formol na composição !

Quer tirar a dúvida?

Basta, só ler os ingredientes da composição do shamppoo, que costuma ficar na parte de trás do rótulo, mas não se preocupe se tiver formal é em uma porcentagem bem baixa permitida pelo Ministério da Saúde. Geralmente vem escrito "formaldeído" , que é o mesmo que formol.

Porque você acha que eles tem uma validade tão longa de 3 anos?

É por causa do formol (conservante) suficiente para matar os germes que podem contaminar o produto.

EXEMPLO:

- SHAMPOO PALMOLIVE Naturals Macies Prolongada para Cabelos Secos e Danificados:

COMPOSIÇÃO:
Água, lauril éter sulfato de sódio, poliquatérnium - 7, cocodietanolamida, distearato de etilenoglicol, álcool behenílico, silicone, extrato de leite e mel, BHT, isotiazolinonas, formaldeído, fragrância, ácido cítrico, EDTA tetrassódico, cloreto de sódio.

CURIOSIDADE:

LSS (Lauril Sulfato de Sódio) no xampu causa câncer!
Essa é mais uma das centenas de bobagens que circulam e deixa preocupação.

Há ou não razão para essa preocupação com o xampu?

Vejamos...

No site do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, encontra-se o texto Lauril Sulfato de Sódio - LSS. Ele informa que:

O produto [Lauril Sulfato de Sódio - LSS] é um surfactante aniônico, biodegradável, possui ação detergente e emulsificante. Tem ampla utilização na Indústria farmacêutica e cosmética, produtos de higiene pessoal (xampu, pasta dental, cremes, etc.), detergentes de uso domésticos, limpeza industrial e inúmeras sínteses químicas.

Não há nenhuma referência de CARCINOGÊNESE ou risco à saúde em vasta bibliografia consultada especializada em toxicologia clínica ou sobre substâncias Carcinogênicas, inclusive Organização Mundial da Saúde e IARC - Agência Internacional de Pesquisa do Câncer.

E, para concluir: segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA do Ministério da Saúde, "Não há evidências científicas de que o lauril sulfato de sódio cause câncer."

O resto é espuma...

Mais informações: lookchique@gmail.com