28/11/10

SAIBA TRATAR DO SEU CABELO EM CASA

A mulher moderna não quer desperdiçar seu precioso tempo livre.
No dia-a-dia o cabelo tem que estar arrumado, sem perda de tempo e sem esforço.

Para isso ela precisa de um bom corte, de uma cor personalizada e, eventualmente, de um processo que dome os fios rebeldes e volumosos (como a Escova Progressiva).

Em casa o procedimento correto seria:

- Lavar os cabelos pelo menos duas vezes por semana.

- Aplicar o shampoo, massagear e enxaguar.

- Reaplicar, massagear e enxaguar completamente.

- Aplicar condicionador, desembaraçar e enxaguar.

- Retirar suavemente o excesso de água com a toalha.

- Secar levemente com o secador e dar acabamento com uma escova, ou aplicar um produto leave-in ou modelador e deixar secar naturalmente.

- Uma vez por semana pode-se usar uma máscara de tratamento em casa.

- A cada quinze dias indica-se um tratamento mais profundo.

Não é recomendado deixar o shampoo por muito tempo no cabelo, a menos que o produto oriente neste sentido pois, em geral, os shampoos contêm substâncias adstringentes que devem ficar em contato com os fios por pouco tempo.

Sempre é importante o uso de condicionador, mesmo que a raiz seja oleosa, uma vez que o comprimento e pontas normalmente são mais secos. Não se deve aplicar o condicionador na raiz, a menos que o produto indique. Acostume-se a ler o modo de utilização do produto e seguir estas instruções das embalagens.

Não aplique calor em produtos que não lhe dêem essa possibilidade. Produtos levemente ácidos podem tornar-se muito ácidos com o aquecimento!

Os cabelos devem ser pressionados dentro da toalha e não esfregados.
Nunca deixe shampoo no cabelo ou couro cabeludo. Sempre enxágüe-o totalmente.

Desembarace o cabelo crespo com o condicionador e um pente largo, começando pelas pontas e não penteie o cabelo depois de seco.

Os Finalizadores

Muitas vezes temos um cabelo bem cortado e bem arrumado que não fica do jeito que vimos na revista. Por quê? É aqui que entra uma classe de produtos pouco explorada pelas brasileiras em geral: os finalizadores.São ceras, pomadas, géis e fixadores em todo tipo de forma (bastões, sprays, mousses, potes) e consistência, cujo objetivo é dar aquele toque final de separação ou brilho, aquela cara espetada, moderna, a definição do penteado. Enfim, são ferramentas que temos a nossa disposição para tornar o cabelo uma matéria esculpível.

Devemos utilizar finalizadores em dias quentes?

Especialmente nos países tropicais, as pessoas são resistentes ao uso de finalizadores por acharem que o cabelo fica melado, sujo e pesado. Depende do produto, da quantidade aplicada e da forma de aplicação. Porém o uso de um finalizador pode fazer toda a diferença entre um cabelo comum e aquele cabelo que você sempre sonhou.

Os finalizadores são nossos aliados.

Fonte: www.bbel.com.br