28/10/2010

CARACTERÍSTICAS DOS FIOS E COURO CABELUDO

Quanto às características estruturais dos fios e do couro cabeludo, os cabelos podem ser:
Cabelos Secos - São ásperos, quebradiços e sem brilho. Embaraçam com facilidade. Difíceis de dar forma e de modelar. O seu revestimento externo encontra-se danificado e a estrutura interna alterada. Necessitam de produtos que proporcionem nutrição e conseqüentemente brilho.

Cabelos Oleosos - São gordurosos, pesados e sem volume. Possuem maior secreção sebácea. O stress e a poluição são outros fatores que podem contribuir para um aumento da oleosidade. Necessitam de produtos que equilibrem este excesso de oleosidade.

Cabelos Normais - São equilibrados, saudáveis, macios e sedosos. Têm aparência suave e brilhante. São fáceis de desembaraçar, estando secos ou molhados. Podem ser grossos ou de textura média. Devem-se usar produtos suaves e calmantes que protejam e tonifiquem o couro cabeludo.

Cabelos Mistos - O couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Normalmente têm as mesmas características dos cabelos oleosos, mas apenas no couro cabeludo.

Cabelos Crespos e Cacheados - São demasiadamente enrolados, quebradiços e frágeis. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear. A lubrificação capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratado e sem brilho. Têm grande tendência a desenvolver volume excessivo após secos.

Cabelos Finos - Têm um diâmetro muito inferior ao normal. São frágeis e mais sensíveis às agressões exteriores. São cabelos indisciplinados e não agüentam o penteado por muito tempo.

Cabelos com caspa - Ficam muito gordurosos e sem brilho. A caspa tem, normalmente, origem em causas externas e internas, como o stress, a fadiga e a poluição. Estes fatores levam à proliferação de uma bactéria - "Pytirosporum ovale" - que invade o couro cabeludo, provocando comichão e o aparecimento de uma espécie de casca branca. Podem ser de duas formas: Caspa Oleosa – fica presa ao couro cabeludo, é amarela e produz mau cheiro. Caspa Seca – fica solta nos fios, é facilmente percebida e tem cor branca.

Cabelos tingidos ou com permanentes - Estão normalmente mais frágeis e menos protegidos. As ações químicas utilizadas para a coloração e ondulação deixam o cabelo muito sensibilizado e menos resistente às agressões externas. Rompem-se facilmente e têm tendência a apresentar pontas duplas, devido à sua cutícula ter sido danificada.

Mais informações: lookchique@gmail.com