21/10/2010

CABELO TAMBÉM É ENGANADO ???

Uma pesquisa feita para a Organização de Consumidores Americanos -talvez a mais importante do mundo- depois de recolher mais de 1.700 amostras de Shampoo, chegou a conclusões importantes sobre a eficácia, rendimento e benefício dos aditivos das diferentes formulações de xampus, máscaras e condicionadores:

•Vitaminas e Pró-vitaminas

Não oferecem vantagens especiais para o cuidado do cabelo e seus problemas associados. A vitamina E ou Pantenol poderia ter um pequeno efeito cosmético circunstancial, mas sem nenhum tipo de bioatividade.

Exemplos de xampus (pró)vitaminados comercializados: todas as gamas Pró V da Pantene.

•Extratos botânicos

Oferecem um cheiro extra agradável ao produto, mas nada mais. Não há vantagens para o cabelo associadas a seu uso.

Exemplos de xampus com extratos botânicos: todos os aromáticos de frutas e plantas.

•Proteção dos raios UVA

Os resultados obtidos nos testes dos xampus com componentes protetores aos raios uva são absolutamente depreciáveis pelas quantidades mínimas que chegam a cobrir cada fio de cabelo.

•Antioxidantes

Não oferecem benefício algum ao cabelo morto. Os radicais livres em material morto não têm função alguma. O couro cabeludo também não transmite as propriedades dos antioxidantes ao folículo piloso.

•Umectantes

Os fabricantes utilizam os umectantes como parte da verborréia publicitária de seus produtos. Os próprios detergentes do xampu engolem os umectantes acrescentados.
Muitos dos produtos mais comuns e baratos contêm todos os produtos essenciais, necessários e suficientes (sulfato de amônia, dimeticona, cloruro hidroxipropiltrimonio) que verdadeiramente melhoram e limpam o cabelo desde há muitos anos sem recorrer aos nutrientes chamativos e caros. Desconfie de um cabeleireiro que oferece o último produto do mercado. Normalmente os bons produtos usam as formulações mais simples e clássicas de sempre como a fórmula do famoso sabão de coco da vovó.

Que fique bem claro, a intenção deste post é antes de tudo mostrar que existem sim xampus que ajudam a melhorar o aspecto do cabelo, mas infelizmente a maioria deles não serve para nada, pura perfumaria em que a principal função é enganar e fazer você gastar mais. Cabe a nós uma revisão de conceitos.

Mais informações: lookchique@gmail.com