15/09/2010

SHAMPOO NOSSO DE CADA DIA E SUA ORIGEM

A Origem do Shampoo Nosso de Cada Dia e Suas Curiosidades

Para cabelos lisos, cacheados, oleosos ou secos. Anti-quebra, anti-ressecamento e até anti-idade (sim querido leitor, shampoos rejuvenescedores!). São dos mais variados tipos, para os mais variados cabelos. Mas você já parou para pensar de onde ele veio? Quem teve a brilhante idéia de criar o shampoo? Como ele era fabricado antigamente? Continue sentado aí, que nós te contamos.

Foi na Alemanha, em 1890, que se deu a criação de um detergente para limpar os cabelos. Antes, as pessoas usavam sabão (e você aí achando seus cabelos ressecados, hein?!). Acredita-se que a palavra shampoo, foi adotada pelos ingleses e tem origem no idioma Hindi, da palavra chhamna, que significa apertar, amassar, fazer massagem. No começo, cabeleireiros ingleses aqueciam sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionavam ervas para darem aos cabelos saúde e aroma. Mas, o primeiro a ter a idéia de fazer o shampoo mais parecido com o que conhecemos hoje, foi o americano John Breck que produziu industrialmente uma linha de shampoos para cabelos secos e oleosos em 1930.

Agora pára tudo que você está fazendo e leia isso, alguns historiadores acreditam também que, por volta do século XVI, o shampoo era utilizado como bebida energética ou tônico (daí que veio a expressão “tônico capilar” entendeu, ahn, ahn?) no sul da Bulgária pelos guerreiros. Eles acreditavam que ao ingerí-lo, teriam seus reflexos dobrados (tipo o espinafre pro Popeye) e perderiam qualquer noção de piedade contra seus oponentes (que medo, né?).

Agora pode levantar as mãos para o céu e agradecer, pois para você manter seus cabelos limpos, cheirosos e hidratados hoje em dia, você só precisa caminhar até a prateleira mais próxima e comprar seu shampoo preferido. A parte mais difícil é escolher o tipo!
(Fonte: Wikipedia, Guia dos Curiosos)