03/09/2010

CABELO CACHEADO OU LISO GENETICAMENTE POR QUÊ ?

Quanto mais liso for o cabelo, menos cisteína têm, quanto mais cacheado for, mais cisteína têm proporcionando aquele aspecto ondulado.

Você já deve ter se perguntado porque todos os cabelos não são iguais, e porque existem alguns que são cacheados e outros lisos.

A diferença entre cabelo liso e cacheado é estabelecida genéticamente por uma das estruturas básicas das proteínas: um aminoácido.

As proteínas são macromoléculas essenciais para todas as funções biológicas. Algumas são transportadoras, outras armazenadoras, algumas aceleram reações químicas, outras são importantes para o sistema imunológico e diversas outras funções. São formadas a partir de um conjunto de estruturas chamadas de aminoácidos.

As proteínas são compostas pela ligação sequencial de 20 aminoácidos, e são eles os responsáveis pelo visual e função de cada uma. Os aminoácidos são os “tijolos” que constituem as proteínas.

O nosso cabelo é formado, basicamente, por uma proteína chamada de alfa-queratina. Em cada fio do nosso cabelo existem milhares de cadeias de alfa-queratina. Dentre os aminoácidos que compõe essa proteína está a cisteína, e se o cabelo vai ser liso ou cacheado depende da quantidade desse aminoácido na proteína.

Por que?

A cisteína têm em sua estrutura química enxofre (S), e quando vários aminoácidos de cisteína se ligam formam pontes de enxofre que dão um formato em aspiral, como se fossem cachos; ou seja, quanto mais liso for o cabelo, menos cisteína têm, quanto mais cacheado for, mais cisteína têm proporcionando aquele aspecto ondulado.

Cada parte em nosso corpo é magníficamente exuberante como as estruturas de cada proteína.
É incrível ver como os detalhes são complexos e projetados.
São eles frutos da evolução ?
Não se consegue imaginar tudo isso surgindo ao acaso.

Mais informações: lookchique@gmail.com