17/08/2010

SHAMPOO SEM SAL É PURO MITO COMERCIAL

A história do Shampoo sem Sal é contada mais ou menos assim...

Alguém, num momento de inspiração comercial, teve uma idéia para promover os seus produtos e associou os cabelos grudados(como quando tomamos um banho de mar), com o Sal Marinho. Assim nasceu a primeira linha de Shampoos sem sal.

A maioria das pessoas tem um certo preconceito contra os efeitos do Sol e, quando a propaganda diz que o shampoo não contém sal, se pensa imediatamente que aqueles que não dizem nada na embalagem possuem o terrível sal que danificará nosso cabelo. Mas não é verdade!!!

O raciocínio do marketeiro foi excelente no ponto de vista comercial. Só que tecnicamente, o raciocínio não é verdadeiro. A maioria das marcas que afirmam não usar sal em seus shampoos, na verdade, tem sal sim.

O sal tem o nome químico de Cloreto de Sódio, que é utilizado para dar consistência aos Shampoos. O principal ingrediente destes produtos é o tensoativo - o Lauril Sulfato de Sódio ou o Lauril Éter Sulfato de Sódio.

Na produção destes, ocorre uma reação química, cujo produto secundário é o Cloreto de Sódio, ou seja, o famoso sal. Por isso, mesmo que estes shampoos afirmem nas embalagens não possuir sal, eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina em de Sódio. Ou seja, eles têm sal em seus produtos! E as concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano aos cabelos.

Há outro fator a se considerar: quando usamos um shampoo no banho, enxaguamos os cabelos, na sequência, com água doce, não é? Pois o sal é totalmente solúvel em água doce! Evidente que não vai sobrar nenhum sal no nosso cabelo.

Essa idéia de que o sal estraga o cabelo também é uma inverdade.

Então, concluímos que Shampoo com Sal danifica os cabelos é puro mito comercial !!!

“Shampoo é Shampoo", ele serve para limpar o cabelo. O processo é simples seja ele qual for: o shampoo vai abrir as escamas e limpar o fio.

Mais informações: lookchique@gmail.com