10/08/2010

CABELOS E MAIS DICAS PARA ELES

1. Passe a ferro - já notou como cabelos lisos parecem quase incandescentes quando pegam luz? Este efeito extra-brilho não é mera ilusão. A chapinha ajuda as cutículas dos cabelos a ficarem mais fechadas e lisas, o que cria mais superfície para que a luz possa refletir. Mas cuidado para não fritar seus fios: sempre faça chapinha no cabelo seco, use um produto específico para proteger as madeixas e prefira chapinhas com pranchas de cerâmica, que evitam superaquecimento.

2. Adicione contraste - Um cabelo que é ao mesmo tempo claro e escuro parece mais brilhante aos olhos do que aquele que tem um só tom. Se você é morena, invista em luzes fininhas, um ou dois tons mais claras que o resto do cabelo. Se você é loira, considere fazer mechas invertidas: mechas finas em um tom mais escuro, como marrom ou chocolate.

3. Coma ovos! - a L-Cisteína, proteína presente nos ovos, otimiza a produção de queratina, uma outra proteína que é essencial ao crescimento dos fios (cabelo saudável = cabelo brilhante). Aproveite e faça uma salada com anchovas e azeite de oliva, esses dois alimentos fazem com que os cabelos fiquem hidratados - de dentro para fora.

4. Fique longe do glitter - todas nós gostamos de brilhos, mas produtos capilares que contêm mica podem prejudicar os fios se usados em excesso, deixando-os ressecados. Invista em produtos que contêm óleos naturais, como o óleo de argano, que além de dar brilho, ainda hidrata o cabelo.

5. Lave com sabedoria - nem todas as cores de cabelo são iguais e, dependendo da sua cor, ela deve ser lavada de maneira diferente. Cabelos mais claros costumam ser mais porosos e por isso parecem mais brilhantes quando estão mais limpos. Já os cabelos mais escuros parecem mais brilhantes se estiverem bem condicionados e um pouco "sujinhos", isto é, não lave todos os dias, apenas dia sim, dia não, para que pareçam mais brilhantes.

6. Seja siliconada - poucos produtos deixam o cabelo mais brilhante do que esse polímero, mas ele pode deixar o cabelo pesado se não for usado com parcimônia. Para cabelos finos, prefira versões em spray. Cabelos grossos pedem o produto em sua forma tradicional: use quantidade igual a uma pequena ervilha, esfregue as mãos e depois passe no cabelo, da metade para as pontas. Se suas pontas estiverem muito maltratadas, use um pouco mais, apenas nas pontas, depois que o cabelo estiver bem seco.

7. Invista numa escova progressiva - escolha uma das várias disponíveis no mercado. Atualmente os produtos não contém formol e possuem agentes que tratam os fios. Uma boa escolha é a escova marroquina ou a de ostras. Não é necessário ficar sem lavar o cabelo e o efeito liso dura até 3 meses. Invista, também, em produtos anti-frizz.

8. Alimente seu couro cabeludo - cabelo saudável é cabelo bonito e brilhante. E para que o cabelo esteja saudável, é necessário que nosso organismo esteja também. Invista em alimentos com vitamina E. Outra dica é usar capsulas de vitamina E pura e fazer uma massagem no couro cabeludo com o óleo que elas contêm.

9. Use o shampoo certo - shampoos de limpeza profunda têm um forte apelo, afinal, quem não quer se livrar de impurezas e excesso de outros produtos que deixam os fios pesados? Mas se você quer ultra brilho, deve evitar usar esse tipo de shampoo com freqüência, porque ele rouba óleos naturais dos cabelos, deixando as cutículas abertas, o que faz com que o cabelo fique ressecado e sem brilho. Assim, invista em shampoos cremosos e hidratantes.

10. Escove naturalmente - aquela menina que escovava os cabelos 100 vezes antes de dormir estava certa. Ela só escolheu a escova errada: cerdas de materiais sintéticos como naylon facilitam a quebra dos fios e agridem o couro cabeludo. Por isso, prefira cerdas naturais, elas distribuem os óleos que seu couro cabeludo produz pelos fios, deixando-os mais brilhantes. A Marco Boni tem várias opções de escovas com cerdas de javali ou de bambu.

Mais informações: lookchique@gmail.com