05/05/2010

SHAMPOO SEM SAL OU COM SAL ? QUEM OS ENTENDE ?

São cada vez maiores as opções de shampoos para todos os tipos de cabelos.

Vamos entender !

1 - Qual a finalidade dos shampoos sem sal? Como eles agem nos cabelos, quais os benefícios?

Shampoos sem sal têm a finalidade de serem menos agressivos aos cabelos, principalmente para àqueles que estão debilitados por processos químicos ou colorações, bem como por agressões externas, como sol, poeira, umidade, entre outros. Os fios nessas condições precisam de mais cuidados. Um shampoo eficaz e eficiente precisa ter uma formulação com ingredientes de tratamento e adequada ao tipo de cabelo para o qual o produto é indicado.

2 - Os shampoos “sem sal” realmente têm ausência da substância ou é a apenas o cloreto de sódio que fica de fora?

O conceito “sem sal” trata necessariamente da ausência do ingrediente Cloreto de Sódio na composição. Os fabricantes de shampoo sem cloreto utilizam outro tipo de agente espessante, responsável por dar a consistência e ajudar na formação de espuma.

3 - Muitos produtos trazem o “sem sal” escrito nas embalagens, mas as fórmulas contêm Lauril Sulfato de Sódio, que é um sal. Como explicar isso?

Existem muitos tipos e sais usados na cosmética, que desempenham distintas funções. O Lauril Éter Sulfato de Sódio ou Lauril Sulfato de Sódio é um agente tensoativo que se encontra na fórmula em concentração para conferir propriedade de solubilização, detergência e espuma, dessa forma, se garante os principais objetivos dos shampoos que é: deixar os cabelos soltos, leves, brilhantes e fáceis de pentear; além de conferir ordem, sem eletricidade, estática e sem modificar o pH do couro cabeludo.

4 - De acordo com os farmacêuticos, o sal é um agente de limpeza que dá consistência e cria espuma no xampu. É verdade?

O sal não é um agente de limpeza. Em pequena concentração, confere viscosidade ao shampoo. A espuma é conferida de acordo com a associação de tensoativos aniônicos e não-iônicos na composição.

5 - Como escolher os melhores shampoos?

Bons shampoos têm uma composição rica em emolientes e agentes condicionantes, que além de limparem os cabelos e couro cabeludo, permitem um suave tratamento e não deixam os fios extremamente ressecados. Após a lavagem, é importante aplicar os demais itens que compõem a linha, como condicionador, creme para pentear, outros finalizadores e as máscaras de tratamento, pelo menos a cada 15 dias.

6 - Atrapalha usar um shampoo sem sal antes da escova ou da chapinha?

Não tem relação entre shampoo sem sal e realização da escova. O ideal é antes da escova ou da chapinha utilizar produtos leave in que ofereçam proteção térmica, pois a alta temperatura do secador ou da chapinha danificam muito os fios. Então, com produtos que contenham ingredientes que garantem proteção térmica, a pessoa terá os cabelos protegidos do calor.
Liliany Jann Zampiroli