29/05/2010

CORES FANTASIA: ROSA, ROXO, VERMELHO, LARANJA, VERDE, AZUL...

Rosa, roxo, vermelho, laranja, verde ou azul e etc...
Essas cores fazem a cabeça e o mundo de muitos adolescentes.
As meninas que mais colorem seus cabelitos com essas cores exóticas e diferentes.

Os cabelos em coloridos não são mais novidade e a cada dia surgem novas cores, marcas e claro, cabeças coloridas.

Os métodos de coloração variam do gosto ao bolso de cada um, de tinta importada à anelina, vale até papel crepon e remédio antisséptico...VIROU UMA LOUCURA!

VAMOS TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS PARA TER AS MADEIXAS COLORIDAS E SAUDÁVEIS !

Precisa descolorir?

Sim, precisa descolorir ! A não ser que a pessoa tenha um cabelo loiro claro natural (também dependendo do tom escolhido para pintar) a descoloração é necessária.

analisando: um cabelo preto sem descoloração não vai conseguir (dependendo da cor) nem um leve reflexo colorido sem descoloração, isso acontece porque a melanina natural do cabelo é infinitamente mais escura que o pigmento, sendo assim a melanina precisa ser ‘retirada’ (ou clareada) por um processo de descoloração.

Isso não quer dizer que a tinta não pegue num cabelo não descolorido, vai depender do tom do cabelo e a cor escolhida, mas tenha em mente que a cor não vai ser a mesma que em um cabelo descolorido, a tendencia é ficar mais escuro (podendo ocorrer uma variação na cor, como um azul ficar verde) e ter menor fixação.

A tinta estraga o cabelo?

Não, em sua maioria as tinturas fantasia são compostas básicamente por pigmentos vegetais, alguns métodos alternativos requerem alguma quantidade de alcóol ou possuem o mesmo em sua formulação em algum grau, ressalto que alguns métodos alternativos são potencialmente nocivos à saúde como tinta de impressora.
O que estraga o cabelo é um processo realizado ANTES da pigmentação chamado DESCOLORAÇÃO, que apesar de necessário e agressivo, não é um bicho de sete cabeças, eu juro.

Meu cabelo é pintado com tinta preta, dá pra descolorir?

Até dá, o problema é conseguir. Toanlizantes saem mais fácilmente, mesmo assim isso demanda várias descolorações. Existem métodos de decapagem que prometem ‘retirar’ a tinta, descolorantes super-poderosos, mas pouca coisa realmente funciona com tinta preta de forma efetiva e sem danos. .



QUAIS AS MARCAS MAIS CONHECIDAS PELO MUNDO COLORIDO ?

As marcas existentes disponibilizam uma granda gama de cores que podem ser misturadas até chegar no tom que desejar.

Citando as marcas mais conhecidas temos Jeans Color da Alfaparf (12 tonalidades), Raw, Punky Color (26 tonalidades), Manic Panic (36 tonalidades), Directions (33 tonalidades), Special Effects ( 27 tonalidades) e as nacionais Keraton Fashion Color ( 7 tonalidades), Natucor Flores e Cores ( 7 tonalidades) e a nova Exotic ( 14 tonalidades), entre outras.

O que são métodos alternativos?

Chamamos de alternativo qualquer método de coloração capilar feito à partir de um produto não destinado á esse uso.Como por exemplo: Violeta Genciana é um antisséptico de coloração violeta escura, utilizada na assepsia e tratamento de alguns tipos de ferimentos (eu já tive um tipo de alergia na boca quando era pequena e o médico mandava passar violeta genciana, tem um gosto horrível), também é encontrada na composição de alguns produtos veterinários, como o famoso mata-bicheira.

Azul de Metileno é outro antisséptico, de coloração azul intensa e muito confundido com um metal pesado chamado metileno (que por sinal também é azul).

Papel crepon é o classico molhar no alcool e passou nas madeixas.

Anelinas, existem vários tipos com diferentes utilidades: para madeira, tecido, velas e a comestível usada em confeitaria; nem todas essas são recomendadas para uso como coloração capilar alternativa.

Métodos alternativos podem ser muito mais baratos que uma tintura importada, mas podem causar riscos á saude e danificar profundamente os cabelos.

Lembre sempre que "O barato pode sair caro e até caríssimo"!

Use os neurônios e tenha suas madeixas coloridíssimas com responsabilidade !

Mais informações:
lookchique@gmail.com