19/04/2010

CABELOS RESSECADOS

O Ressecamento dos cabelos

Os fios de cabelo são uma estrutura fantástica que não podemos ver a olho nu, apenas sentimos se estão mais ou menos macios, sedosos ou brilhantes, porém uma quantidade enorme de fatores fazem de nossos cabelos algo muito particular.

Ele é constituído praticamente de proteínas geradas pelo próprio organismo, e damos a estas proteínas o nome de queratina, que é o resultado da junção de 19 aminoácidos.

A parte externa dos cabelos recebe o nome de cutículas ou escamas, e são literalmente como telhas em um telhado, inclusive dispostas umas sobre as outras, e tem finalidade de proteger os cabelos contra agressões externas. As cutículas podem estar mais ou menos fechadas, e isto determina o grau de porosidade ou ressecamento dos cabelos. Podemos dizer também que quando os cabelos possuem as cutículas abertas estão porosas ou ressecadas, e que se estas cutículas estiverem mais fechadas os cabelos serão impermeáveis ou resistentes.

Alguns processos químicos realizados nos cabelos podem torná-lo extremamente danificados, tendo como conseqüência a deterioração das cutículas.

Cabelo normal
Diagnóstico: as escamas encontram-se corretamente seladas e não apresentam desgaste algum. Os cabelos são macios e brilhantes.

Cabelo poroso
Diagnóstico: a fibra capilar esta danificada, por fatores naturais, como excesso de sol. Verifica-se que as escamas estão abertas, tornando os cabelos ressecados e mais fragilizados, comprometendo o brilho e a maciez.

Cabelo desgastado
Diagnóstico: processos químicos intensos acabam removendo as camadas de cutículas de forma significativa, resultando em um cabelo extremamente danificado, passível de quebra e ruptura, dificultando o desembaraçar e o penteado.

Cabelos com imperfeições na superfície
Diagnóstico: às vezes o excesso de calor do secador pode causar grandes imperfeições na parte externa dos fios, resultando em possibilidade de quebra, grande dificuldade no desembaraço, e total falta de brilho.
As pontas dos cabelos também sofrem quando os cabelos estão muito danificados, vindo a partirem-se ou abrindo gerando as famosas pontas duplas. A parte interna dos cabelos chama-se Córtex, e contribui para as propriedades mecânicas dos cabelos.

Solidez: um único fio de cabelo suporta até 100 gramas de peso, até ser rompido.

Elasticidade: se esticarmos um fio de cabelo seco ou úmido, ele irá recuperar bastante rápido seu comprimento original.

Permeabilidade: o cabelo pode absorver até 35% de seu peso em água e seu diâmetro pode aumentar entre 15 a 20%. A absorção de água vem acompanhada de uma dilatação, da qual depende a maior ou menor facilidade de penetração de certos produtos de tratamento. A parte interna dos cabelos - o Córtex - é formada por uma imensidão de fibras interligadas entre si:
O Córtex possui grandes feixes de fibras dispostas da raiz até as pontas.
As protofibrias ficam dentro dos feixes maiores de fibras, e aumentam a resistência dos cabelos.
Fonte:Claudia Silveira

Mais dúvidas:
lookchique@gmail.com