15/03/2010

CABELOS NO VERÃO

Cuidados com os cabelos no verão

O verão é a estação que exige que cuidemos muito mais dos cabelos. A exposição ao sol, vento, poluição, água do mar, transpiração, cloro, presilhas, etc., fatores que muitas vezes acontecem juntos, representam a destruição dos cabelos.

Assim, observe os agentes que maltratam nossos cabelos e anote algumas dicas:

Água do mar: Em 3 minutos, os raios ultravioletas reagem com o sal da água do mar, e aí começa um processo de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. Resultado: queda dos cabelos.

Por isso, não deixar seus cabelos secarem ao sol. Procure mergulhar só na hora de ir embora ou enxágüe-o em água doce, secando-os com uma toalha. Passe condicionador antes de mergulhar, de preferência, um condicionador leave-in, à base de proteínas. O condicionador formará uma camada de proteção nos fios.


Vento: O vento retira dos cabelos uma camada de proteção natural, uma espécie de gordura, deixando os cabelos embaraçados e com aparência de arrepiados.

Passe um gel sem álcool ou silicone para protegê-los ou faça uma trança folgada para diminuir a exposição.

Poluição: Com o suor as partículas de fumaça e poeira acabam grudando nos fios. Isso vai deixando os cabelos pesados e sem viço.

Para limpá-los adequadamente, use xampus removedores de resíduos a cada três ou quatro lavagens. Na hora de enxaguar coloque uma colher de chá de bicarbonato de cálcio numa bacia com água. Isso vai ajudar a neutralizar os poluentes que estiverem na água. Um banho de creme uma vez por semana dará mais resistência ao cabelo.

Sol: A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa envelhecimento dos fios, deixando-os ressecados, quebradiços e sem brilho.

Aplique produtos com FPS e use chapéu. Procure lavar os cabelos com xampu e condicionador com filtro solar. Use produtos à base de vitamina E e C, cremes nutritivos com ferro, zinco e manganês para que resistência aos fios.

Transpiração: A transpiração intensa e freqüente pode causar alteração do pH natural do couro cabeludo. Ele poderá se tornar mais ácido favorecendo o aparecimento de lesões ou queimaduras. A dermatite seborréica, ou seja, caspa também pode se instalar com um ambiente de intensa e freqüente transpiração.

Procure não se submeter a ambientes que a façam transpirar, e deixar o suor por muito tempo no couro cabeludo. Lave os cabelos preferencialmente todos os dias usando xampus equilibrantes que ajudam a regular seu pH.

Cloro: Com a água da piscina seus cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.

Procure usar toucas de silicone e passar um protetor de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação. Lave seus cabelos com xampus anti-resíduo.

Presílias: O calor do verão pede cabelos presos. Mas, cuidado! Os elásticos finos puxam e quebram os fios e as presilhas, se usadas sempre no mesmo lugar partem os cabelos.

Escolha com atenção seus prendedores e procure mudar o local em que prende os cabelos. Não use prendedores muito apertados e de elástico. Prefira pentes de dentes largos e use cremes desembaraçantes

Baseado em matéria publicada no site sopaformulada.cjb.net