06/01/2010

XAMPU, ESCOLHA O MELHOR PARA O TIPO DE SEUS CABELOS

Lavar os cabelos é uma ação fácil e sem mistérios, mas se feita da forma correta poderá garantir fios muito mais saudáveis e bonitos.

É importante escolher um produto específico para o seu tipo de cabelo, pois cada um contém substâncias necessárias para controlar cada situação.

Por exemplo, se você tem cabelos secos e usa xampu para cabelos oleosos, suas madeixas podem ficar mais secas e sem vida. Isso porque o xampu para cabelos oleosos tem substâncias que ajudam a extrair a oleosidade excessiva do cabelo, que o seco não tem.

Uma boa lavagem também é essencial para deixar os fios em dia. Antes de molhar os cabelos, penteie ou escove para desembaraçar e remover excessos de resíduos. Depois, molhe bem os fios e passe um xampu específico para o seu tipo de cabelo, massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

É importante colocar o xampu primeiro na mão e depois passar nos cabelos. Enxágüe bem e aplique novamente o xampu, mas em menor quantidade. A segunda lavagem é a que fará uma limpeza mais eficaz. Enxágüe até retirar todos os resíduos de espuma e, se necessário, aplique um condicionador nos fios, evitando passar no couro cabeludo. Depois de enxaguado, não esqueça de passar um produto com protetor solar.

Tipos de cabelo

Normais - possuem maciez e brilho natural. Exigem poucos cuidados. Basta lavar com xampu específico e utilizar um condicionador. As hidratações não devem ser esquecidas.

Oleosos - ficam pesados e têm aspecto sujo, gorduroso. Devem ser lavados diariamente com xampu específico. Condicionador só nas pontas.

Secos - são opacos e porosos. Geralmente são cabelos crespos e encaracolados. É indispensável o uso de xampu específico e uma dose exagerada de condicionador. É aconselhável fazer hidratações e banhos de cremes e óleos regularmente.

Mistos - possuem raiz oleosa e pontas secas. Basta usar um xampu específico e utilizar óleos, cremes e reparadores nas pontas.

Dicas

- Use um xampu anti-resíduos regularmente para tirar os excessos de substâncias que se acumulam nos fios.

- Faça hidratações constantes, de preferência semanalmente.

- Evite usar xampus 2 em 1, que estimulam a oleosidade.

- Não utilize água quente para lavar os cabelos. Prefira a temperatura morna.

- No verão, abuse dos chapéus, bonés e lenços, que são muito eficientes na proteção do couro cabeludo e do cabelo.

Curiosidade

Você sabe a origem do xampu? Segundo o Guia dos Curiosos, “o primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual xampu foi produzido na Alemanha em 1890... O nome, porém, nasceu na Inglaterra, influenciado pelo domínio do país sobre a Índia. Xampu veio do hindu champo, que significa massagear ou amassar”.
Fonte: taiff