13/01/2010

LAVAR OS CABELOS SEM DANIFICAR OS FIOS


Lavar os cabelos é uma tarefa importante e que merece atenção para não danificar os fios !

A temperatura da água do banho deve ser de morna a fria, no máximo 22°C. "Água muito quente retira a película protetora do fio, deixando-o fragilizado demais".

O tempo de pausa dos cosméticos, descrito na bula, deve ser respeitado.

Geralmente o xampu é passado duas vezes, com uma leve massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos (e nunca com as unhas), para ajudar na penetração dos princípios ativos. "O xampu tem que ser usado em pouca quantidade.
Coloque-o nas mãos, esfregue uma na outra para espalhar bem e só então passe-as sobre o cabelo úmido, para não correr o risco de concentrar muito produto em apenas uma região".

O condicionador não deve ser aplicado perto da raiz e os fios precisam ser muito bem enxaguados. Apenas os condicionadores sem enxágüe (leave-in) podem ser deixados nos cabelos.

Xampus de limpeza profunda devem ser usados semanalmente, para deixar os fios livres de impurezas e resíduos de produtos. Nos cabelos tintos o processo deve ser feito quinzenalmente, para que a cor não desbote.

O creme de tratamento deve ser aplicado mecha por mecha sempre no sentido do comprimento para as pontas e nunca no couro cabeludo.

Esfregar a toalha nos fios pode ser mais prático, mas contribui para fragilizar o cabelo. O correto é apertar delicadamente as mechas com a toalha, para absorver o excesso de água.

O cabelo deve ser desembaraçado, com delicadeza, no sentido das pontas para a raiz, nunca ao contrário.

Nem todos os tipos de cabelo precisam, ao mesmo tempo, da dupla leave-in e silicone. A combinação é indicada para os crespos e cacheados, que tendem a ser mais ressecados. O leave-in deve ser passado nas partes ressecadas, ainda com o cabelo úmido.

Depois de secar os cabelos, o fluido de silicone é usado como finalizador para selar as pontas duplas.

Não é uma tarefa tão difícil !