06/01/2010

CRESPOS OU CACHEADOS ?

Está nos outdoors, nas ruas, nas passarelas. Hoje o mundo abre os olhos para a verdadeira beleza que reside na valorização das múltiplas culturas, etnias e estilos.

Nesse contexto, os cabelos crespos e cacheados, predominantes entre os brasileiros, vêm ganhando destaque. No entanto poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro.

"Isso porque, basta ter um pouco de volume que a pessoa classifica seus próprios cabelos como crespos. Reconhecer o seu tipo real é importante para a busca de produtos adequados, que atendam às necessidades específicas dos fios", explica Ricardo Cassolari, proprietário do salão L`Autre Femme e consultor para cabelos da Natura.

Notáveis diferenças

As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas. A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós.

"Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade", explica Cassolari.

Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos. "Conhecer a diferença evita que se use produtos indicados para cabelos crespos nos cacheados, pois os fios podem ficar opacos e sem movimento. E vice-versa, pois os cabelos crespos, tratados erradamente, não terão a hidratação adequada para controle de volume e definição", explica Cassolari.

Cuidados com os cachos

Apesar das diferenças, o cuidado diário dos cabelos crespos e cacheados são bem semelhantes. Ricardo Cassolari ensina como cuidar de seus cachos.

Lave os cabelos com shampoo indicado para seu tipo de cabelo, massageando suavemente e evitando usar água muito quente.

Enxágüe bem os fios e, em seguida, aplique o condicionador, também massageando suavemente.

Enxágüe bem, novamente, para remover o condicionador.

Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.

Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento".

Outras dicas importantes:

Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.

Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado.

O corte regular evita o ressecamento dos fios.
Fonte: maisquebeleza