06/01/2010

CASPA FORA !

FORA CASPA !!

O estresse, a fadiga, o tempo seco e a poluição favorecem o aparecimento da seborréia, seja qual for o seu tipo de cabelo.

Seborréia, explica a dermatologista Flávia Addor, é um excesso de produção de uma gordura especial que fica na superfície de nossa pele, o sebo - um componente importante na proteção da pele contra microorganismos e agentes nocivos, físicos e químicos.

“Algumas pessoas - por tendência individual, causas hormonais, alguns medicamentos, estresse ou modificações climáticas - passam a produzir essa gordura em excesso. Clinicamente, ela pode se manifestar por lesões descamativas e inflamadas (dermatite seborréica) ou em sua forma mais leve, com uma descamação seca e fina (a caspa).”

Segundo a médica, a alta temperatura da água do chuveiro ajuda a ressecar os fios e pode levar ao desequilíbrio da atividade das glândulas sebáceas, favorecendo a descamação do couro cabeludo.

O resultado é o aparecimento da chamada caspa branca, que fica solta no fios e é facilmente percebida. Este tipo de ocorrência não representa problema do ponto de vista dermatológico e é facilmente controlada com shampoos e loções adequados, mas causa coceiras e constrangimentos à pessoa.

Já a dermatite seborréica requer maior atenção e exige uma consulta ao dermatologista. “Quando o problema se mostra intenso e persistente, é preciso procurar a orientação de um profissional”, alerta Flávia Addor.

Felizmente, parece que a caspa tem-se tornado cada vez mais rara, de acordo com Ricardo Cassolari. “Alguns anos atrás ela era muito notada no salão, mas hoje os produtos para cabelos avançaram bastante e é possível adquirir no mercado shampoos de qualidade que resolvem o problema”.

Se você apresenta tendência para a caspa, preste atenção nas recomendações de Ricardo Cassolari e Flávia Addor.

. Lave os cabelos sempre que sentir necessidade, em água morna.

. Use shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e alterne-o com um produto específico para o controle da caspa (shampoos, condicionadores e loções anticaspa).

. Seque os cabelos com secador em temperatura média, mantendo o equipamento a uma distância mínima de 15 centímetros.

. Lave pentes e escovas, periodicamente, para remover microorganismos.

Fonte: natura