06/01/2010

CABELOS APÓS OS 40 ANOS

Cuidados com os cabelos, após os 40 anos

O que acontece com os cabelos da mulher após 40 anos ?

O que ocorre de importante é uma diminuição na oleosidade do couro cabeludo podendo dar a impressão de um cabelo mais quebradiço e seco, pois obviamente a diminuição da oleosidade se reflete no fio de cabelo.

Como o climatério varia quanto à sua chegada esta idade parece estar mais associada aos 50 anos. Já aos 60 anos por uma diminuição maior dos hormônios femininos, pode ocorrer diminuição importante do volume dos cabelos que se tornam também mais finos.
As mudanças estão ligadas aos hormônios ?

Sem dúvida é a falta ou diminuição do estrógeno ( hormônio sexual feminino ) o fator mais importante e que pode levar muitas mulheres à diminuição do volume dos cabelos.

Existem fatores externos que prejudicam ?
Sim , as causas externas como tinturas, alisamentos, poluição e outros também influenciam na aparência do fio, e mais ainda, nesta fase torna-se mais freqüente o tingimento do cabelo com produtos químicos, o que agrava ainda mais o problema.

Por que aparecem os cabelos brancos ?
A canície ( cabelo branco ) é determinada geneticamente e seu aparecimento é variável quanto à idade, de pessoa para pessoa.

A tintura torna-se então mais freqüente para encobrir os cabelos brancos, o que passa a danificar mais o fio, entretanto hoje em dia existem cada vez mais e melhores produtos que tentam minimizar este problema.

Há cabelos que sofrem mais com a chegada do climatério ?
Alguns cabelos geneticamente são melhores constituídos e vão sofrer menos com quaisquer variações.

Cabelos crespos ou muito finos ou ainda escassos que sofreram durante a vida toda por estas características vão sofrer ainda mais com a chegada do climatério. Muitos destes casos necessitam ajuda médica especializada.

Dicas para conservar o cabelo bonito:

Xampús com proteínas e aminoácidos, outros próprios para cabelos tingidos com substâncias que permitem uma maior retenção da tintura ao fio são uma boa dica para manter o cabelo com brilho e tornar menos freqüente o processo de tingimento.

Máscaras com colágeno ou hidratações com óleos essenciais também podem ser utilizados.

Como tratamento se a perda de cabelo é muito importante podem ser utilizados anti-hormônios masculinos, loções contendo hormônios femininos e como técnica a mesoterapia capilar, onde introduzimos princípios ativos e enzimas para estimular a circulação do couro cabeludo e a nutrição do fio.
Shirlei Borelli