05/12/2009

O QUE É pH E A IMPORTÂNCIA NO XAMPU?


pH é o símbolo que determina o valor de acidez ou alcalinidade de um produto.

O pH de um produto quer dizer, o valor da concentração de íons de heterogêneos ou de oxigênio.

Se o produto apresenta mais íons H ele será ÁCIDO, do contrário, se ele apresenta mais íons OH ele será Alcalino. Na mesma quantidade de H e OH ele será neutro.

O pH ÁCIDO

Valores entre 1 e 6,9 é ácido. Somente o produto ácido neutraliza neutraliza um produto alcalino. Um produto de pH entre 1 e 6,9 (ácido) faz com que a cutícula feche.

NEUTRO

Valores Igual a 7, são neutros.

O pH ALCALINO

Depois de 7, o produto é considerado Alcalino. A função dos alcalinos é a oposta da dos ácidos, o agente alcalino abre a cutícula do fio.

pH e o XAMPU

Um fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes, a estrutura do cabelo muda conforme a ligação. Você já observou que os cabelos molhados tendem a permanecer sem volume? Quando secos, os cabelos voltam à posição inicial. A explicação científica para este fato é que quando os fios de cabelo são molhados as ligações de hidrogênio presentes se quebram, mas ao secarem estas ligações são novamente formadas.

Quando o cabelo é lavado com xampu ácido (pH ≈ 1,5), além das ligações de hidrogênio, são quebradas também as pontes salinas, o resultado é o cabelo rebelde e seco. E não adianta procurar um xampu com pH elevado (pH ≥ 8), estes são os piores, pois são responsáveis pelo aparecimento das famosas pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto presentes nas extremidades dos cabelos.

A função básica de um xampu é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo. O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6

Então, qual é o xampu ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis?

O recomendável é usar xampus com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado).

Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.

No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido.