27/12/09

CABELOS ENROLADOS... QUEM DISSE QUE NÃO SÃO LINDOS ?

Afinal, quem disse que cabelos cacheados, ondulados, afros... ENROLADOS não são lindos?

Para que tem cabelos enrolados e que não agüenta mais fazer chapinha, escova, alisar, correr da chuva ou mesmo querer assumir o natural dos seus fios que são lindos tanto como os cabelos lisos...

Algumas dicas de como cuidar e deixar seus cachos mais bonitos:

O excesso de volume é uma das principais reclamações de quem tem as madeixas encaracoladas, que armam facilmente. Para evitar essa situação, é importante investir em um corte de cabelo adequado, produtos de tratamento específicos e jamais pentear os cabelos depois de secos.

Primeiro, uma opção seria o corte repicado ou degradê, visto que o corte em fio reto, aumenta o volume. Cortar o cabelo seco ajudará na avaliação dos cachos e evitará surpresas desagradáveis.

Lavar os cabelos com água quente deixa a raiz oleosa e resseca o cabelo. Lave seu cabelos com água morna e, se possível, que a última enxaguada uma ducha fria, para fechar a cutícula dos fios e deixá-los com brilho.

Procure produtos conforme o seu tipo de cabelo, desde o xampu à máscara.

Faça uma hidratação a cada 15 dias, no mínimo.
Os cabelos cacheados sofrem mais com o ressecamento do que os lisos, porque a oleosidade natural não consegue percorrer facilmente o fio por inteiro (as curvas dificultam o processo). Por este motivo, é essencial que os cachos recebam um reforço na hidratação, pelo menos a cada 15 dias.

O pente também é importante, por isso, utilize o de madeira com dentes largos, que acabam com os nós sem alterar as ondas. Não use a escova, pois ela alisa o fio, deixando o cabelo frisado.

Cabelos crespos quebram com maior facilidade, pois são mais secos. Por isso, desembarace o cabelo ainda úmido, após aplicar um creme sem enxágüe (leave-in).

Para secar o cabelo encoste a toalha nos fios de leve e aperte para tirar o excesso de água.

As escovas para secar os fios devem ser abolidas da sua vida, já que elas tendem a alisar a cabeleira e ainda deixam um monte de frizz nos cachos.

No momento do banho, passe condicionador nos fios, enrole na cabeça uma toalha molhada em água quente. Deixe agir por cinco minutos. Após isso, enxágüe.

Saindo de casa: Dicas para arrumar o cabelo

Seu cabelo já está limpo e seco, mas está com um aspecto meio “bagunçado”. Você não precisa molhar e passar um creme para pentear, correndo o risco de molhar sua roupa e pegar um resfriado. Para evitar essa situação, apenas umedeça os cabelos e utilize um creme ativador de cachos ou mousse e amasse os fios de baixo para cima.

Tenha um baby liss em casa para dar aquela caprichada nos cachos. Já existem no mercado modelos de cerâmica com ionização, assim como as chapinhas. Mas lembre-se de sempre passar um termoprotetor antes de utilizá-lo, para não danificar os fios.

Tente evitar prender seus cabelos com elásticos muito apertados ou muito finos, pois eles enroscam nos fios e acabam arrebentando seu cabelo. Prefira as presilhas de plástico estilo “piranha”.

Invista: uma escova progressiva sem química para driblar o frizz, soltar os fios e tratar as madeixas.
Durante o processo, ao invés de passar chapinha, para finalizar apenas uma escova básica nos fios, para você não perder o enrolado natural.