29/11/2009

TIOGLICOLATO E HIDRÓXIDO DE SÓDIO NÃO SE TOLERAM

Conhecer os componentes é essencial para descobrir o que cada um faz pelo cabelo.

Tioglicolato e Hidróxido de Sódio não se toleram.
Portanto, quando já se aplicou alguma vez uma dessas substâncias, não se deve substituí-la pela outra até que todo o cabelo alisado seja cortado.

Vale ressaltar que ativos à base de metais não são compatíveis com outras químicas e o uso indevido pode partir as madeixas ou causar sua queda.

Um exemplo é o henê, que leva chumbo na composição. "Se usou henê e quer mudar de alisante, o mais indicado é esperar o cabelo crescer e ir cortando até que todo o produto seja eliminado. Escolhida a nova química, faz-se o teste de mechas".

TIOGLICOLATO DE AMÔNIO

É um princípio ativo usado para amolecer a fibra capilar, promover a quebra das pontes de cistina e, com isso, deixar o fio maleável, para ser moldado como se desejar. Segundo Wagner, o tioglicolato ficou muito tempo sem passar por atualizações até que nos últimos três anos ganhou uma série de derivados, como o tiolactato de amônio e a monoetanolamina.
O tiolactato é a amônia enriquecida com proteínas do leite, que evitam o ressecamento e a perda da oleosidade natural durante procedimentos químicos com ou sem uso de calor. A monoetanolamina só pode ser aplicada em processos de baixo teor químico que necessitam de aquecimento, mas também é encontrada em colorações para cabelo relaxado.

HIDRÓXIDOS

Agem na abertura das cutículas do cabelo, penetrando no córtex e transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantionina. Os hidróxidos são compatíveis entre si e incompatíveis com qualquer outra substância. O hidróxido de sódio tem ação rápida, com maior poder de alisamento, mas é bem agressivo. Já o hidróxido de cálcio foi criado para couro cabeludo sensível e para fios finos. Seu poder de alisamento é moderado. Por sua vez, o hidróxido de guanidina é considerado a evolução do cálcio. Tem maior efeito alisante ou de relaxamento e reconstrói a fibra. O hidróxido de lítio tem ação forte da mesma forma que o de sódio, porém age mais lentamente.

O VELHO FORMOL É A ÚNICA QUÍMICA QUE TOLERA TODAS AS QUÍMICAS, ANTES E APÓS APLICAÇÃO.