12/11/2009

CABELOS CRESPOS EM DIAS ÚMIDOS

O cabelo crespo é suscetível a “frizzies” (especialmente em dias úmidos). Isso porque este tipo de cabelo é muito anelado (desde a raiz) e com tantas torções e curvas, em alguns filamentos da cutícula pode infiltrar umidade e causar o efeito frizz [“aka frizzing”]. Além disso, os cabelos crespos são naturalmente secos, o que faz com que absorva água e dê uma aparência de desgastados.

Por isso, em qualquer condição climática, é preciso manter os cabelos crespos constantemente hidratados e usar produtos específicos. Isso inclui o uso de um bom “leave-in” (creme para pentear), hidratações semanais e uso de máscaras reconstrutoras de fios nos “banhos de creme”/hidratação. Os cabelos revestidos com uma boa hidratação preenchem as lacunas e torna o cabelo um pouco mais impermeável à umidade.

Outra grande dica para evitar o efeito arrepiado nesse período (clima frio/úmido) é usar produtos que “desfriza” o cabelo crespo (sem alisá-lo). O serum anti-frizz é uma boa sugestão para usar neste período, pois adiciona brilho e condicionamento. A maioria dos “serum” contém silicone, o que repele a umidade e o protege simultaneamente. Não emplaste o cabelo! Silicones, serum é apenas e o suficiente para deixá-los um pouco mais hid

Não pense que pode emplastar o cabelo com creme para pentear (“leave in”). Nada disso! Existe uma medida certa. A quantidade de creme para pentear é a medida de uma gota do tamanho de uma moeda de cinquenta centavos. Espalhe bem nos cabelos. Se seu cabelo for muito ou grande, talvez tenha que aumentar esta medida. É o suficiente para condicioná-lo, hidratá-lo, sem emplastar.

Pronta para sair por aí balançando seus cabelos? Arrase!