25/10/2009

TINTAS PARA CABELOS


VOCÊ SABIA?

No ano de 1908, surgiu a primeira coloração capilar segura, que podia ser comercializada sem causar danos aos consumidores. Dessas colorações é que derivam as tinturas.O químico francês Eugène Schueller foi o responsável pela primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tinta para cabelos, em 1909. Baseando sua fórmula num novo componente químico, a parafenilenediamina, e obtendo resultado satisfatório, a Imédia, a tintura mais famosa da empresa, surgiu somente em 1927.

A Invenção e o processo de criação

Eugène Schueller se forma em 1904 pela escola de engenharia química nacional da França, a Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Paris, e no dia 30 de julho de 1909cria a Société Française des Teintures Inoffensives pour Cheveux, que mais tarde se tornaria a L’Oréal.

Flashback: em 1907, Eugène Schueller, jovem químico cheio de ideias, começa a criar as suas primeiras fórmulas de tinturas para cabelos sob o nome de « Oréal », à base de compostos químicos inofensivos. As tinturas são uma inovação formidável na época, oferecendo uma gama sutil de cores, enquanto os outros métodos existentes no mercado, à base de henna ou de sais minerais, produzem um resultado artificial e chamativo. No dia 24 de março de 1908, Schueller registra a sua primeira patente.